China confirma dois novos casos de gripe aviária em humanos

O governo da China notificou a Organização Mundial da Saúde, OMS, sobre dois novos casos, confirmados em laboratório, de infecção com o vírus da gripe aviária, A (H7N9). O primeiro paciente é um menino de três anos de idade, da província de Guangdong. Ele ficou doente no fim de outubro e recebeu tratamento em hospital. A saúde do garoto é estável.
Uma agricultora de 64 anos de Zhejiang também foi infectada pelo vírus da gripe aviária e segundo a OMS, o estado dela é crítico. Nos dois casos, os pacientes tiveram contato com galinhas.
Até o momento, a OMS foi informada de 139 casos do H7N9 em humanos, sendo que 45 pacientes morreram. Não há evidências da transmissão entre humanos. Em setembro, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) já havia alertado sobre um possível aumento dos casos de gripe aviária na próxima temporada de gripe.
O governo chinês tem tomado medidas de controle do vírus, vigilando a epidemia e informando a população sobre os riscos de contaminação. Por enquanto, a OMS não recomenda nenhum tipo de restrição de viagem ou de comércio.
Viu um congestionamento, um buraco na via ou tem uma dica? A redação apura.
Colabore com a redação