O Portal de notícias e conteúdo do Maranhão e da Sua Cidade. TV Cidade / Record MA.

COI se nega a confirmar renúncia de Havelange

Compartilhar
COI se nega a confirmar renúncia de Havelange

O Comitê Olímpico Internacional (COI) recusou-se a confirmar, nesta segunda-feira, reportagens afirmando que o ex-presidente da Fifa João Havelange renunciou poucos dias antes de uma audiência do comitê de ética sobre sua conduta.

Havelange, que presidiu a Fifa entre 1974 e 1998, é membro do COI e está sob investigação da entidade por sua ligação com a ISL, antiga agência de marketing da Fifa que é suspeita de ter pago propina a dirigentes da federação responsável pelo futebol mundial.

"Nós pretendemos deixar os procedimentos seguirem seu caminho correto", disse o diretor de comunicação do COI, Mark Adams, à Reuters.

Adams recusou-se a confirmar se o brasileiro, de 95 anos, tinha renunciado, conforme noticiou a BBC no domingo.

A ISL faliu em 2001, com dívidas de 300 milhões de dólares. Um programa da BBC de 2010 acusou Havelange de ter recebido dinheiro da ISL para garantir que a empresa fosse escolhida em lucrativos contratos de publicidade da Copa do Mundo.

O presidente da Confederação Brasileira de Futebol e chefe do comitê organizador da Copa do Mundo de 2014, Ricardo Teixeira, ex-genro de Havelange, também foi acusado de participação no mesmo esquema.

Havelange, que ingressou no COI em 1963 e é o membro há mais tempo na organização, ainda é bastante respeitado dentro da entidade.

Ele fez parte da vitoriosa campanha do Rio de Janeiro para sediar os Jogos Olímpicos de 2016, tendo feito um emocionado discurso de abertura antes da votação que deu a vitória à cidade brasileira, em 2009.

Havelange é um dos três membros do COI a ter ligação com o caso da ISL. Os outros são o chefe da federação internacional de atletismo, Lamine Diack, e Issa Hayatou, de Camarões.

 

Reuters Brasil

Participe da redação

Viu um congestionamento, um buraco na via ou tem uma dica? A redação apura.

Colabore com a redação