O Portal de notícias e conteúdo do Maranhão e da Sua Cidade. TV Cidade / Record MA.

CPI Mista da Petrobras se reúne na quarta (23) com depoimento de secretário do TCU

Compartilhar
CPI Mista da Petrobras se reúne na quarta (23) com depoimento de secretário do TCU

Presidente das duas comissões parlamentares de inquérito que investigam denúncias de irregularidades na Petrobras, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) [foto.esq.] informou que os trabalhos investigativos vão prosseguir no período em que não houver sessões deliberativas no Congresso Nacional (18 a 31 de julho).

A CPI Mista da Petrobras tem reunião prevista já para essa quarta-feira (23), a partir de 14h30. Deputados e senadores vão ouvir o secretário de Controle Externo da Administração Indireta do Tribunal de Contas da União, Osvaldo Vicente Cardoso Perrout.

Empreendimentos da Petrobras, como a construção da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, estão em análise pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Em agosto do ano passado, o TCU divulgou ter constatado nas obras dessa refinaria “indícios de irregularidades, como projeto básico deficiente ou desatualizado, inadequação das providências adotadas para sanar interferências que possam provocar o atraso da obra e obstrução ao livre exercício da fiscalização pelo TCU”.

A Petrobras responde que está em entendimento com o TCU para demonstrar que não há sobrepreço nem superfaturamento nas obras, mas sim divergências metodológicas. “O Tribunal considera a tabela de custos para construção de rodovias, e a Petrobras contabiliza itens específicos para a construção da refinaria. É importante ressaltar que ainda não há um parecer conclusivo do TCU sobre o assunto”.

Não há ainda reunião prevista para a semana que vem da CPI do Senado que apura irregularidades na Petrobras. O relator da comissão parlamentar de inquérito, senador José Pimentel (PT-CE), disse que esse período será destinado não apenas à análise de documentos, mas para depoimentos.

Participe da redação

Viu um congestionamento, um buraco na via ou tem uma dica? A redação apura.

Colabore com a redação