Curso básico sobre a produção e degustação de vinho ajuda a tirar muitas dúvidas

Muitas vezes elevado ao status de “néctar dos deuses” o vinho é uma bebida apreciada por diversos paladares, desde os mais exigentes até os leigos. Os vinhos podem ser classificados quanto a coloração: os tintos, brancos, rosés, e quanto ao tipo: espumantes, fortificados, tranquilos e os de sobremesa ou licorosos. Para cada, um há uma ocasião, uma comida que harmoniza, um momento ideal para consumo, para não estragar a bebida com uma combinação que, às vezes, pode não valorizar a qualidade do vinho e sabor é necessário conhecer mais sobre essa bebida que tem caído no gosto do brasileiros.
De acordo com pesquisa da empresa canadense Wines & Spirits, só em 2011, 27% dos brasileiros contribuíram para o aumento no consumo da bebida, principalmente a venda de vinhos leves seguidos pelos espumantes de fortificados.
Em um curso básico, em São Luís, diversas pessoas estão tendo a oportunidade de tirar dúvidas e conhecer mitos e verdade sobre a produção e degustação de um bom vinho que nem precisar custar muito, mas é necessário seguir padrões de qualidade que só estudando sobre o assunto é possível perceber.
“A proposta é desmistificar a ideia de que o vinho é inacessível. Todas as regras que envolvem o vinho tem uma razão de ser e qualquer pessoa pode apreciar um bom vinho” , afirmou o sommelier Cesar Lima.
A origem dessa bebida tão delicada é incerta, mas o que se sabe é que com o passar dos séculos ela continua tendo detalhes e um charme que precisa paladar e olfato apurados para perceber.
Nem sempre pensando nas técnicas de cultivo ou processos de produção, vários casais vem ao curso atraídos pelo lado romântico do vinho. E o curso também não deixa de ser um programa interessante para casais como afirmou a psicologa, Bianca Sampaio “A motivação foi para conhecer os tipos de vinho e fazer um programa diferente a dois” Já para o marido dela, Guilherme Sampaio, aliado a isso está "a intenção de melhorar o paladar”.
Viu um congestionamento, um buraco na via ou tem uma dica? A redação apura.
Colabore com a redação