O Portal de notícias e conteúdo do Maranhão e da Sua Cidade. TV Cidade / Record MA.

De casa em casa: campanha de vacinação antirrábica começa nesta segunda-feira (19)

Compartilhar
De casa em casa: campanha de vacinação antirrábica começa nesta segunda-feira (19)

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) inicia nesta segunda-feira (19) a campanha de vacinação antirrábica canina e felina. Cães e gatos, a partir dos três meses de idade, devem ser vacinados para prevenir a raiva. A campanha se estenderá até o dia 13 de fevereiro, com a meta de vacinar 140 mil animais.

Para combater a doença, a Semus utilizará um efetivo de 250 agentes de endemias que farão a vacinação de casa em casa, de segunda a sexta-feira.

Neste primeiro dia da campanha, cerca 90 equipes estarão nos bairros Centro, Liberdade, Diamante, Camboa,Vila Gorete, Sítio do Meio, Floresta, Fé em Deus, Monte Castelo, Macaúba, Lira, Belira, Apeadouro,Vila Bessa, Veneza e Retiro Natal.

A raiva ou hidrofobia é uma doença incurável causada por vírus, que compromete o sistema nervoso e tem alto índice de mortalidade, podendo atingir mamíferos, inclusive o homem. A doença é transmitida ao homem por meio de contato com o animal doente, o que significa que não é necessário, por exemplo, uma mordida para que haja contaminação. Basta que um corte, ferida, arranhão profundo ou queimadura na pele entre em contato com a saliva do animal raivoso. A vacinação de cães e gatos é obrigatória por lei.

Participe da redação

Viu um congestionamento, um buraco na via ou tem uma dica? A redação apura.

Colabore com a redação