DPE lança Central de Relacionamento com o Cidadão

A Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) lançou, nesta terça-feira (24), a Central de Relacionamento com o Cidadão (CRC), o novo canal de interação entre o órgão e a comunidade, que poderá ser acessado gratuitamente, via telefone, através do número 129, a partir desta quarta-feira (25). Trata-se da sétima CRC instalada no país, eliminando distâncias, reduzindo o tempo de espera e agilizando os resultados.
Entre os objetivos da Central, está a prestação de informações sobre o funcionamento dos órgãos e unidades da Defensoria Pública do Estado, na capital e interior, bem como o andamento de seus processos, através dos dados disponibilizados no Sistema Online de Atendimento, Geração e Acompanhamento Processual (Segap) e no Sistema de Acompanhamento de Presos Provisórios e Definitivos (Siapad), além do sistema de informação do Tribunal de Justiça do Estado.
Para o defensor geral do Estado, Aldy Mello Filho, o lançamento da CRC é uma importante etapa do processo de aproximação da instituição com a comunidade. Segundo ele, o direito à informação é assegurado ao cidadão pela Lei Orgânica Nacional da Defensoria. Aldy Mello Filho destacou as audiências públicas prévias à instalação dos núcleos regionais que estão sendo implantados no interior do estado e a criação da Ouvidoria Externa da Defensoria, em processo de implantação, como outras medidas que têm favorecido a integração da instituição com a comunidade.
“A Defensoria Pública, é, certamente deve buscar o aperfeiçoamento contínuo dos seus mecanismos internos de interação com a comunidade. Estamos muito satisfeitos em disponibilizar mais esse serviço à população”, afirmou o defensor geral.
Agradecendo o apoio e o comprometimento de todos os setores da DPE envolvidos na concretização do projeto, a defensora Adia Ataíde disse que o trabalho de instalação da Central teve início há cerca de um ano, com a visita à central da Defensoria do Tocantins para conhecer o modelo utilizado no Estado, e ao desenvolvimento de plataforma que facilitasse o trabalho dos seis estagiários selecionados para operacionalização da CRC.
A CRC funcionará de segunda à sexta-feira, das 9 às 17h, nos dias de expediente regular. Além do 129, o cidadão pode fazer contato com a Central através do email [email protected].
Viu um congestionamento, um buraco na via ou tem uma dica? A redação apura.
Colabore com a redação