Economia do Maranhão cresce 3,1% no segundo trimestre de 2026
Resultado foi impulsionado pela agropecuária e pela indústria, superando as médias de crescimento do Nordeste e do Brasil.

A economia do Maranhão cresceu 3,1% entre abril e junho de 2026, em comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), o resultado ficou acima das médias do Nordeste, de 2,6%, e do Brasil, de 2%. No primeiro semestre, o crescimento estadual chegou a 4,2%.
A indústria foi um dos destaques, com alta de 6,8% no segundo trimestre. No acumulado do ano, a indústria de transformação cresceu 15,2%, enquanto as atividades de água, esgoto e energia avançaram 15,1%. A construção civil também registrou crescimento de 5,6%.
Apesar do resultado positivo, alguns setores tiveram desempenho mais lento. Os serviços cresceram 1,3%, com quedas nas atividades de informação e comunicação e de transportes.
Os dados apontam avanço da economia maranhense, mas o desafio é transformar esse crescimento em oportunidades de emprego e melhorias na qualidade de vida da população.
Os detalhes na reportagem completa de Paula Lobato, para a TV Cidade | Record.
Assista abaixo:
Jornal da Cidade, com Gabriela Almeida: as principais notícias do dia no Maranhão em um só lugar. Acompanhe de segunda a sexta, a partir das 19h20, na tela da TV Cidade | RECORD.
Assista à programação da TV Cidade ao vivo pelo nosso. Acompanhe as principais notícias do Maranhão em tempo real! Para conteúdo exclusivo e os bastidores da nossa equipe, siga @tvcidade.ma no Instagram.
Tem uma denúncia ou sugestão de reportagem? Envie agora para o WhatsApp da TV Cidade: (98) 99135-5324.
Continue lendo
Congresso promulga emenda do fim da 6x1; escala 5x2 começa em 60 dias
Equatorial Maranhão orienta como economizar energia sem abrir mão do conforto
Fim da escala 6x1: veja quando a regra começa a valer e o que muda para o trabalhador
CAIXA paga lote complementar do Abono Salarial nesta quinta-feira (15)
Viu um congestionamento, um buraco na via ou tem uma dica para a redação em Maranhão?
Colabore com a redação