O Portal de notícias e conteúdo do Maranhão e da Sua Cidade. TV Cidade / Record MA.

Ação afirmativa irá ofertar cursos de capacitação à população LGBTQIA+

Compartilhar
Judiciário articula parceria com Senac para oferta de cursos à população LGBTQIA+
Foto: reprodução/TJ-MA

Com o objetivo de encaminhar demandas de formação para o público LGBTQIA+, o coordenador do Comitê de Diversidade do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), juiz Marco Adriano Ramos Fonseca, reuniu-se com o diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) no Maranhão, José Ahirton Batista Lopes, na sexta-feira, 24, para apresentar sugestões de cursos enviados por representantes da população LGBTQIA+, durante audiência pública realizada pelo Comitê.

“Os representantes apresentaram as percepções quanto a dificuldade de inserção no mercado de trabalho decorrente do processo histórico de estigmatização e discriminação a este público, que culmina em altos índices de evasão escolar e exclusão do processo de formação e aperfeiçoamento profissional” esclareceu o juiz Marco Adriano, ressaltando que a parceria fortalece a criação de ação afirmativa a partir da oferta de cursos, além de contemplar um dos eixos de trabalho do Comitê que é o combate a lgbtfobia.

Os cursos foram sugeridos de acordo com pesquisa realizada em 20 municípios pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP) e abrangem as áreas de beleza, informática e área administrativa.

Durante a reunião, o diretor do Senac e a equipe de trabalho identificaram a compatibilidade das demandas apresentadas com a grade de cursos já ofertados pela instituição. A previsão é que as capacitações iniciem a partir de janeiro de 2022, conforme levantamento do público.

Ahirton Batista Lopes pontuou que a parceria pode ser viabilizada por meio de um Termo de Cooperação Técnica, destacando que a equipe do Senac está à disposição para alinhar e encaminhar a parceria com o Tribunal de Justiça do Maranhão.

Também participaram da reunião, as servidoras do Senac, Daniela Nogueira, Maria de Jesus Pereira, Claudinete Souza e Angélica Vale. A servidora Joelma Nascimento e o servidor Luciano Vilar pelo Comitê de Diversidade.

Fonte: TJ-MA

Continue lendo

Notícias

Médicos são homenageados pelos 50 anos de carreira no Maranhão

há 7 min
Notícias

Furto de cabos de energia deixa boxes comerciais sem luz no Centro de São Luís

há 20 min
Polícia

Homem é preso em Barreirinhas suspeito de roubo e associação criminosa

há 31 min
Música

Benito di Paula morre aos 84 anos em São Paulo após tratamento contra câncer

há 31 min
Sua cidade, sua notícia

Viu um congestionamento, um buraco na via ou tem uma dica para a redação em sao-luis?

Colabore com a redação