Encontro pedagógico em São Luís encerrará ciclo de eventos que reuniu mais de 5 mil professores no Maranhão
Na próxima segunda-feira, às 9h30, ocorre a última edição dos encontros pedagógicos do programa Ensino Médio de Verdade, no Hotel Rio Poty.

Mais de 5 mil professores de todo o Maranhão já participaram dos encontros pedagógicos do programa “Ensino Médio de Verdade”, iniciativa da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (SEDUC/MA), com apoio técnico do Grupo Eureka, voltada à recomposição das aprendizagens dos estudantes da rede pública.
Na próxima segunda-feira (17), às 9h30, será realizado o encontro de encerramento, no Hotel Rio Poty, em São Luís, reunindo professores de Língua Portuguesa e Matemática da capital, com o objetivo de promover ações voltadas à fortalecer estratégias de superação da defasagem nas duas matérias. Os encontros pedagógicos já passaram por Balsas, São João dos Patos, Timon, Caxias, Presidente Dutra, Barra do Corda, Pedreiras, Codó, Santa Inês, Zé Doca, Pinheiro, Viana, Bacabal, Lago da Pedra, Itapecuru-Mirim, Chapadinha, Rosário, Imperatriz e Açailândia.
Na capital maranhense, a programação contará com uma palestra sobre a importância da saúde mental dos professores e estratégias para promover o engajamento dos estudantes, ministrada pela filósofa, psicóloga e escritora Viviane Mosé. Doutora em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Viviane tem atuação voltada à educação, cultura e comportamento e é conhecida por abordar temas relacionados ao desenvolvimento humano e aos desafios da educação contemporânea. A Secretária de Estado da Educação do Maranhão, Jandira Dias, reforça:
O nosso compromisso, com o programa Ensino Médio de Verdade, é reduzir as desigualdades e garantir oportunidades para todos os nossos estudantes. Com a iniciativa, estamos mais que entregando livros e ferramentas para reforçar a aprendizagem, mas, sobretudo, cuidando do que precisa ser fortalecido hoje para abrir mais caminhos para o futuro.
Após a realização do último encontro, o programa seguirá apoiando os professores estaduais, com uma equipe técnica visitando as escolas públicas de tempo parcial para dialogar com os educadores. O objetivo é auxiliá-los no uso dos livros e tecnologias educacionais. O Secretário Adjunto de Gestão de Ensino e Aprendizagem da SEDUC, Assis Filho, explica:
Hoje temos uma política institucionalizada para a recomposição das aprendizagens. Os professores contam com livros físicos que complementam o aprendizado, materiais consumíveis destinados tanto ao professor quanto ao aluno, além de tecnologias educacionais. Com esse conjunto de recursos e a intervenção pedagógica, esperamos alcançar resultados diferentes para nossos alunos, contribuindo para que estejam mais preparados para o mercado de trabalho e, sobretudo, para ingressar em uma universidade pública.
Materiais
Os livros voltados para recomposição das aprendizagens estão disponíveis para professores nas escolas do estado. Os docentes estão recebendo orientações sobre o uso da plataforma e-Maranhão, que reúne mais de 400 recursos pedagógicos, como planos de aula, recursos digitais, cursos de atualização, biblioteca de conteúdos e materiais de apoio. A plataforma também conta com mais de 60 recursos de acessibilidade, voltados para diferentes necessidades, como baixa visão, daltonismo, TDAH e dislexia. Marco Saliba, professor do Grupo Eureka, afirma:
Nós precisamos, sim, de recursos como livros, tecnologias e inteligência artificial. Eles são facilitadores do processo, mas quem promove a aprendizagem é o professor. Se o docente não se apropriar das ferramentas e dos recursos que estamos oferecendo para promover a aprendizagem, a iniciativa não alcança os resultados esperados. Por isso, foram realizados encontros regionalizados, colocando os professores no centro dessa experiência e permitindo ouvir suas necessidades, desafios e percepções sobre a realidade de cada região.
Entre as ferramentas disponíveis está a ProfessorIA, que utiliza inteligência artificial para apoiar os docentes na elaboração de planos de aula e atividades alinhadas às necessidades dos estudantes. Os materiais de apoio à recomposição reúnem atividades graduadas, situações-problema, planos de aula, simulados, conteúdos preparatórios para o Enem e recursos multimídia, adaptados à realidade dos estudantes maranhenses.
Viu um congestionamento, um buraco na via ou tem uma dica para a redação em São Luís?
Colabore com a redação