O Portal de notícias e conteúdo do Maranhão e da Sua Cidade. TV Cidade / Record MA.

Zonas eleitorais da capital iniciam treinamento de mesárias e mesários que atuarão em 2.273 seções

Compartilhar
Zonas eleitorais da capital iniciam treinamento de mesárias e mesários que atuarão em 2.273 seções
Foto: reprodução/Agência Senado.

As 6 zonas eleitorais de São Luís (1ª, 2ª, 3ª, 10ª, 76ª e 89ª) já estão treinando as cerca de 9 mil pessoas que vão atuar como presidentes de mesa e 1ª mesárias de 2.273 seções durante as eleições de 2026. As demais pessoas serão treinadas por sistema de educação à distância e todas aprendem como desempenhar a função usando os procedimentos adotados pela Justiça Eleitoral.

Para atuar como agente da democracia na função de mesária e mesário, são nomeadas/os  eleitoras e eleitores maiores de 18 anos em situação regular com a justiça eleitoral e não filiadas/os a partidos políticos.

Os treinamentos presenciais estão acontecendo no Fórum Eleitoral de São Luís, localizado no Anel Viário, sempre das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Vantagens

- Dispensa do serviço pelo dobro dos dias prestados à Justiça Eleitoral; 

- auxílio-alimentação para o dia da eleição e, se cursar universidade, créditos em disciplinas (desde que conveniadas com TRE);

- isenção de taxa de inscrição em concurso público estadual (com previsão no edital);

- desempate em concursos públicos da Justiça Eleitoral e em outros concursos públicos, também se houver previsão no edital.

Fonte: TRE/MA.

Participe da redação

Viu um congestionamento, um buraco na via ou tem uma dica? A redação apura.

Colabore com a redação