Em São Luís, prédios públicos ainda não oferecem condições de acessiblidade

Para quem sofre algum tipo de deficiência, o direito de ir e vir nem sempre é possível em São Luís. Isto porque nem todos os espaços públicos estão adequados para oferecer condições de acessibilidade.
A restrição se estende inclusive aos prédios públicos, cujas estruturas não foram reformadas para cumprir a determinação de acessibilidade regulmentada por decreto em 2004.
Segundo a lei Federal 10.098, "logradouros e sanitários públicos, bem como os edifícios de uso público terão normas de construção [...] destinadas a facilitar o acesso e uso desses locais pela pessoas portadoras de deficiência".
Depois de uma lesão na medula, o estudante Paulo Melo passou a utilizar uma cadeira de rodas para ajudar na locomoção. Desde então ele enfrenta as limitações impostas pela falta de adequação arquitetônica e urbanística da cidade. "Em São Luís, tudo é pouco acessível para quem é deficiente. Em termos de transporte público, locomoção nas ruas do Centro Histórico, inclusive nos espaços privados não temos condições adequadas. É complicado", reclama.
Veja a reportagem:
Viu um congestionamento, um buraco na via ou tem uma dica? A redação apura.
Colabore com a redação