O Portal de notícias e conteúdo do Maranhão e da Sua Cidade. TV Cidade / Record MA.

Embaixador da Ucrânia acredita que plebiscito na Crimeia foi uma farsa

Compartilhar
Embaixador da Ucrânia acredita que plebiscito na Crimeia foi uma farsa

O embaixador Rostyslav Tronenko (foto) afirmou que a Ucrânia nunca aceitará a anexação da Crimeia pela Rússia. Segundo ele, o plebiscito ocorreu sem observadores internacionais e sob presença de tropas militares russas. Tronenko esteve nessa quinta-feira (27) na Comissão de Relações Exteriores do Senado. Ele disse que as relações bilaterais com o Brasil.

“Esta farsa é carente de legitimidade política e foi conduzida em violação das leis fundamentais internacionais. Sem dizer que a Constituição da Ucrânia não permite a unidade administrativa territorial como é a República da Crimeia realizar os referendos dessa escala”, disse Tronenko.

O embaixador ucraniano disse que só o parlamento do país poderia ter proposto o plebiscito. Caso isso tivesse acontecido e, depois de cumpridas as formalidades para constituição de um governo independente, aí sim, segundo ele, poderiam deliberar sobre sua anexação à Federação Russa.

O senador Ricardo Ferraço, presidente da Comissão de Relações Exteriores, lembrou que existem comunidades ucranianas em estados brasileiros e que a relação entre os dois países é estratégica para o Brasil.

Antes de encerrar a apresentação, o embaixador pediu o apoio do Brasil para a causa ucraniana, assim como já fizeram outros países latino-americanos.

Com AgSenado.

Participe da redação

Viu um congestionamento, um buraco na via ou tem uma dica? A redação apura.

Colabore com a redação