Cultura, orgulho e tradição marcam o Circuito Madre Deus

Cultura, orgulho e tradição foram alguns dos elementos que marcaram o Carnaval do Maranhão, no Circuito Madre Deus, nesta segunda-feira (24). Em quatro diferentes locais, o bairro que é considerado o berço da cultura maranhense, recebeu do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), em parceria com a Prefeitura de São Luís, uma programação diferenciada.
A festa que começou ao meio-dia, com as apresentações dos grupos Marabloco Elétrico e Grupo Orquestra do Samba, fizeram o público vibrar, como é o caso do auxiliar administrativo Rômulo Meneses.
“Desde pequeno venho curtir o carnaval aqui na Madre Deus. Os meus pais sempre me trouxeram. Foi aqui que aprendi a respeitar e valorizar a minha cultura. Fiquei bem feliz em chegar aqui e já haver atrações no palco, assim posso curtir desde cedo e aproveitar a festa em outros pontos da cidade”, disse Rômulo Meneses.
Os brincantes puderam escolher entre os pontos: Cortejo de blocos tradicionais, organizados e alternativos; Espaço concentra e sai, no Beco do Gavião; Tenda de tambor de Crioula São Benedito; Espaço do Samba; e Ponto de Fuga. Nesses espaços, diversos artistas que sentem orgulho de fazer a arte no Maranhão se apresentaram, como é o caso do vocalista do Blocão do Samba, Jailson Pereira.
“Este ano, o Carnaval do Maranhão surpreendeu a todos, tanto a nós artistas quanto aos foliões. Sabemos que foi aqui na Madre Deus que o carnaval de rua nasceu, entretanto, temos que parabenizar a iniciativa em criar novos circuitos como o do Bacanga. Percebo a valorização do artista e da população maranhense, quando se faz uma festa pensando neles. Com toda certeza esse é o melhor carnaval que já tivemos”, declarou o artista de forma entusiasmada.
Outros blocos também fizeram a festa pelos palcos da Madre Deus. Os blocos tradicionais Falcão de Prata e Guerreiros do Ritmo fizeram um espetáculo durante o cortejo de blocos. A tenda do tambor de crioula São Benedito atraiu olhares. O tambor que é afinado a fogo e tocado aos murros, seguidos de rodopios e movimentos de punga, sempre impacta a estudante Amanda Silva, de 24 anos.
“Sempre venho aproveitar o carnaval aqui na Madre Deus, mas de todas as apresentações, o tambor de crioula sempre mexe comigo. A batida dos tambores é contagiante para mim. Sempre que posso estou assistindo ou dançando”, falou a estudante.
A programação do Carnaval do Maranhão foi realizada pelo Governo do Estado e Prefeitura de São Luís com apoio do Grupo Mateus. Na Quarta-Feira de Cinzas (26) ocorre a apuração do concurso das escolas de samba, no Teatro Alcione Nazaré, no Centro Histórico.
Com informações do Governo do Marnahão.
Viu um congestionamento, um buraco na via ou tem uma dica? A redação apura.
Colabore com a redação