Estrutura de Pedrinhas pode estar comprometida por causa de túneis escavados por detentos

Por causa de tantas escavações feitas por detentos a estrutura do Complexo Penitenciário de Pedrinhas pode estar comprometida, segundo alerta do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Maranhão (Crea-MA).
Somente este ano 17 detentos conseguiram escapar de Pedrinhas. A maioria das fugas aconteceu por meio de tuneis escavado pelos próprios detentos.
A última fuga aconteceu na segunda-feira (21) quando três presos escaparam por um túnel no Centro de Detenção Provisória (CDP). Na terça-feira (22) mais um túnel foi descoberto em uma cela do Bloco Beta no CDP. Nenhum preso conseguiu fugir desta vez.
Por causa dos tuneis, no ano passado o Crea, chegou a fazer uma vistoria técnica sobre as condições das unidades do complexo penitenciário. Segundo o engenheiro do Crea, Antônio Xavier, a quantidade de tuneis escavados pode comprometer as estruturas dos prédios que compõe o complexo.
O engenheiro adverte também que para cavar tuneis profundos como os descobertos em pedrinhas, é necessário o uso de ferramentas de pequeno porte. Para evitar esse tipo de situação o melhor seria a construção de estruturas subterrâneas de concreto.
Viu um congestionamento, um buraco na via ou tem uma dica? A redação apura.
Colabore com a redação