O Portal de notícias e conteúdo do Maranhão e da Sua Cidade. TV Cidade / Record MA.

Evento discute uso de Canabidiol como medicamento em São Luís

Compartilhar
Evento discute uso de Canabidiol como medicamento em São Luís

Nos dias 22 e 23 de novembro, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) recebe especialistas do Brasil e de outros países para um debate sobre o uso do Óleo de Cannabis (OC), conhecido como Canabidiol, no tratamento de microcefalia.

O evento, chamado “International School On Machine Learning For Neural Disorders Caused by Zika”, é promovido pelo Laboratório de Processamento da Informação Biológica (PIB-UFMA) e reunirá palestrantes de países como Índia e África do Sul, além de acadêmicos da universidade e de outras instituições brasileiras.

Os interessados em participar podem se inscrever até o dia 16, no site do evento. Para ter acesso às palestras, que serão realizadas no auditório da Pós-graduação de Ciências da Saúde e no auditório central do Complexo Pedagógico Paulo Freire, o participante deve apresentar, no dia do evento, um quilo de alimento não perecível ou um pacote de fraldas.

Durante os dois dias de debate, serão desenvolvidas discussões sobre a Síndrome Congênita do Zika Vírus (SCZV), o uso medicinal da Cannabis no tratamento de doenças neurodegenerativas, além do desenvolvimento e aplicação de técnicas de aprendizado de máquina em pesquisas na área da saúde, analisando possíveis técnicas que sejam capazes de induzir positivamente o diagnóstico precoce da síndrome.

Em maio deste ano a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 156, que inclui a erva "Cannabis sativa" no código farmacêutico brasileiro. Desde então os debates e discussões sobre o uso medicinal do canabidiol, ou CDB (substância presente na erva), intensificaram-se. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União.

Participe da redação

Viu um congestionamento, um buraco na via ou tem uma dica? A redação apura.

Colabore com a redação