O Portal de notícias e conteúdo do Maranhão e da Sua Cidade. TV Cidade / Record MA.

Exposição homenageia artísta plástico Airton Marinho e seus 30 anos de carreira

Compartilhar
Exposição homenageia artísta plástico Airton Marinho e seus 30 anos de carreira

Com a proposta de comemorar e homenagear os 30 anos de carreira do artísta plástico Airton Marinho, é que a Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func) realiza nesta quinta-feira (17) a exposição “Airton Marinho – 30 anos de arte”. O evento estará aberto ao público a partir da 18h, no prédio anexo da Oficina Escola (Praia Grande – em frente ao Terminal de Integração).

A mostra reunirá cerca de noventa xilogravuras, com obras feitas pelo artista na década de 70 até peças de suas atuais coleções. Entre elas, poderão ser apreciadas peças das coletâneas: “Brincadeiras Infantis” (1979), “Ao Trabalho” (1980), “Lendas e Mistérios” (1986), “Festas e Festanças” (1988), “Guarnicê” (1991), entre outras.

Suas obras têm sempre uma ligação com a cultura popular maranhense. Já fez coleções sobre o Bumba-Meu-Boi, a Festa do Divino Espírito Santo e o Tambor de Crioula. É desta fonte que ele se alimenta.

Conheça um pouco sobre o artísta

Airton Marinho começou a vida nas artes plásticas ainda muito jovem fazendo cerâmica e o óleo sobre tela. Mas foi em 1975, em um trabalho acadêmico no curso de Desenho Industrial da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), onde ele descobriu a arte da Xilogravura.

A exposição permanecerá aberta à visitação pública até 17 de janeiro de 2012, de segunda a sexta-feira, sempre das 09h às 12h e das 15h às 19h.

O estilo

Etimologicamente, a palavra Xilogravura vem do grego, onde xilo significa madeira, assim a xilogravura é uma gravura feita em uma matriz de madeira. A arte é milenar e já era conhecida dos egípcios, indianos e persas, que a usavam para a estampagem de tecidos. Mais tarde, foi utilizada como carimbo sobre folhas de papel para a impressão de orações budistas na China e no Japão.

Com a expansão do papel pela Europa, começa a aparecer com maior freqüência no Ocidente no final da Idade Média (segunda metade do século XIV), ao ser empregada nas cartas de baralho e imagens sacras. No século XV, pranchas de madeira eram gravadas com texto e imagem para a impressão de livros que, até então, eram escritos e ilustrados a mão. Com os tipos móveis de Gutenberg, as xilogravuras passaram a ser utilizadas somente para as ilustrações.

A arte técnica

A xilogravura utiliza a madeira como matriz e possibilita a reprodução, da imagem gravada, sobre papel ou outro suporte adequado. É necessário entalhar na madeira, com ajuda de instrumento cortante, a figura ou forma (matriz) que se pretende imprimir. As partes altas recebem tinta que transferirá a imagem gravada para o suporte. 

Participe da redação

Viu um congestionamento, um buraco na via ou tem uma dica? A redação apura.

Colabore com a redação