Exposição sobre viagens por terras indígenas fica em cartaz até janeiro

A exposição 'Viagem', de Babula Rosana, reúne 30 obras das artes plásticas, resultado de três anos de pesquisas e vivências por diversas terras indígenas do Maranhão e casarões históricos de São Luís.
A mostra fica em cartaz até janeiro de 2018, fechando o ciclo de exposições que a Galeria Trapiche (Praia Grande) promoveu este ano. As visitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h.
As paredes da galeria estão ocupadas por um mapa de terras Indígenas que identificam onde elas estão localizadas em todo país e, de modo especial, no Maranhão. O público pode conferir as pinturas que traduzem relatos de viagens feitas por Babula pelas terras dos Tenharin, no estado do Amazonas; e Gavião, Guajajara, Awá-guajá, Kanela e Kaapor, no Maranhão. Nestes caminhos, o grafismo indígena tatuado no braço da artista também virou fonte de inspiração para padrão de azulejos confeccionados com técnicas de reciclagem de papel. Nas terras indígenas Rio Pindaré, a artista já tem oficina marcada com os índios para que eles produzam peças inspiradas nas suas pinturas e montem futuramente uma exposição.
A artista utiliza tinta acrílica para as pinturas abstratas e papel reciclado para formar os azulejos. Babula apresenta nove conjuntos de azulejos coloniais, encontrados em São Luís e interior do Maranhão, confeccionados em alto relevo na técnica de reciclagem de papel. Já as pinturas, possuem suporte de papel de fibra de bananeira. Babaula explicou que faz o papel do tronco da árvore e utiliza para compor suas obras.
Dentro das atividades da exposição 'Viagem', no dia 20 de dezembro acontecerá o workshop 'Azulejos com Papel Reciclado', ministrado por Babula Rosana, às 15h, na Galeria.
Os interessados podem se inscrever pelo e-mail [email protected]. O investimento é de R$ 10,00.
Viu um congestionamento, um buraco na via ou tem uma dica? A redação apura.
Colabore com a redação