Famílias maranhenses podem perder benefício da Tarifa Social de Energia

A Companhia Energética do Maranhão (Cemar) divulgou que aproximadamente 155 mil famílias no estado perderam o benefício da “Tarifa Social de Energia Elétrica Baixa Renda” nos primeiros dias do mês de janeiro.
Segundo a Cemar, o motivo principal é a falta de atualização cadastral dos beneficiários. A data limite estipulada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) foi até o dia 31 de dezembro de 2014. Desta forma, quem não atualizou os dados já está recebendo a conta com o valor integral. A Companhia Energética estima que 44% dos consumidores de baixa renda podem perder o benefício.
Quem perdeu o prazo, deve procurar a secretaria de Ação Social ou o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do seu município e realizar a atualização, em seguida, ligar para a Central de Atendimento através do número 116 ou ainda ir a uma agência de atendimento da Cemar (levando a conta de energia, CPF, identidade, cartão do Bolsa Família, Bolsa Escola ou Vale Gás e o Número de Inscrição Social (NIS) e fazer as devidas atualizações.
O Benefício
A Tarifa Social de Energia Elétrica é um benefício instituído em Lei Federal que atende usuários de baixa renda, concedendo descontos de até 65% na conta de energia.
A Cemar informou, ainda, que das 155 mil famílias, 32 mil recebiam suas contas de energia elétricas pagas por meio programa Viva Luz do governo do Maranhão e, agora, com a perda dos benefícios, terão de pagar as suas contas integralmente. O Viva Luz beneficia quem consome até 50 kwh de energia por mês. Se a atualização do cadastro não for feita, o consumidor também perderá este benefício.
Viu um congestionamento, um buraco na via ou tem uma dica? A redação apura.
Colabore com a redação