O Portal de notícias e conteúdo do Maranhão e da Sua Cidade. TV Cidade / Record MA.

Festividades de São Marçal estão confirmadas para esta terça (30)

Compartilhar
Festividades de São Marçal estão confirmadas para esta terça (30)

O 88º Encontro de Bumba Meu Boi de Matracas tem início na madrugada do dia 30, com previsão de encerramento às 18h, e já conta com 37 grupos de bumba meu boi confirmados.

São esperadas mais de 300 mil pessoas, ao longo dia, na Avenida São Marçal, no bairro do João Paulo.

O evento contará com dois palanques: um para apresentação dos grupos e outro para idosos, pessoas com deficiência e autoridades. Serão disponibilizados 100 banheiros químicos. O apoio de infraestrutura foi garantido pela Fundação Municipal de Cultura (Func). As secretarias municipais de Trânsito e Transportes (SMTT), Urbanismo e Habitação (Semurh) e Segurança com Cidadania (Semusc) vão estar presentes com equipes de trabalho para garantir o controle do trânsito, a fiscalização do comércio informal e a segurança durante toda a festa. 

HISTÓRIA

O primeiro encontro de bois no João Paulo data de 29 de junho de 1928, quando os batalhões do Sítio do Apicum, o Boi do Lugar dos Índios, do povoado de São José dos Índios, em Ribamar, e o Boi da Maioba se reuniram no espaço onde hoje é a Praça Ivar Saldanha, sob o pedido de José Pacífico de Moraes, comerciante, apreciador da cultura popular, que resolveu reproduzir, em seu bairro, um encontro que já ocorria desde 1924, todo dia 29, em honra a São Pedro, na então Vila do Anil.

O encontro se repetiu todos os anos até 1949, quando foi para o Monte Castelo, mas ficou lá somente um ano. Depois, foi para o Bairro de Fátima e rodou por outros bairros até retornar ao João Paulo, em 1959.

Somente nos anos 1980, a festa tomou a forma que tem hoje. Em 2006, a Prefeitura de São Luís, depois de ter sancionado a lei que alterou o nome da Avenida João Pessoa para São Marçal, atribuiu à Festa de São Marçal, através da lei Nº 4626 de 14 de julho, o título de bem cultural e imaterial, transformando a data no Dia Municipal do Brincante de Bumba Meu Boi.

 
 
 
 
 
Participe da redação

Viu um congestionamento, um buraco na via ou tem uma dica? A redação apura.

Colabore com a redação