Fifa aprova uso de bolas com chips

A Fifa decidiu nesta quinta-feira o uso de chips nas bolas para a confirmação dos gols. A decisão por unanimidade aconteceu na sede da entidade em Zurique, na Suíça.
Como funciona
O dispositivo emitirá um alerta instantâneo aos árbitros assim que a bola ultrapassar a linha do gol e será testado pela primeira vez em uma competição oficial no Mundial de Clubes da Fifa, que será realizado no Japão, em dezembro, com participação do Corinthians, campeão da Libertadores. Se aprovado, será usado na Copa das Confederações 2013, no Brasil.
Na Copa das Confederações e na Copa do Mundo, a Fifa vai assumir os custos e deixar os sistemas nos estádios do Brasil depois. Ou seja, já terão as tecnologias instaladas. Os custos na atualidade oscilam entre US$ 150 mil e US$ 250 mil por sistema instalado.
Segundo o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, com tempo o valor reduzirá, e o uso da tecnologia não será obrigatório.
Na prática
A decisão do uso do chip em bolas não torna a ação obrigatória e as confederações nacionais estão livres para colocarem em prática ou não a nova regra. Durante o encontro em Zurique, outras decisões foram tomadas. Entre elas, a manutenção dos árbitros auxiliares atrás das traves e a aprovação do uso de burcas em jogos de futebol feminino. Cada um dos estádios do Mundial, em Yokohama e Toyota, terá um dos sistemas das duas empresas aprovadas para os testes.
A decisão muito tem a ver com a pressão dos ingleses pelo uso do dispositivo após o gol não assinalado de Frank Lampard nas oitavas de final da Copa do Mundo de 2010, na derrota por 4 a 1 diante da Alemanha. O lance foi o preponderante para que os testes da tecnologia recomeçassem e culminassem com o anúncio desta quinta.
Ao todo, nove empresas participaram das provas, com duas delas sendo aprovadas. Cinco membros da International Board participaram da decisão, sendo quatro representantes do Reino Unido (Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte) e um da Fifa (que tem voto peso 4).
Para Stewart Regan, secretário-geral da Federação Escocesa de Futebol., - O chip não toma a decisão pelo árbitro, ele ajuda o árbitro em um caso de ele não ver toda situação. É importante entender que o árbitro tem a decisão final - disse.
Viu um congestionamento, um buraco na via ou tem uma dica? A redação apura.
Colabore com a redação