O Portal de notícias e conteúdo do Maranhão e da Sua Cidade. TV Cidade / Record MA.

Foguete da FAB explode no Centro de Lançamento de Alcântara

Compartilhar
Foguete da FAB explode no Centro de Lançamento de Alcântara

O foguete VS-40 explodiu durante a operação de lançamento na tarde desta sexta-feira (13) no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

O Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), informou que não houve feridos e o local foi interditado após o incidente.

O veículo de sondagem já havia sido lançado em outras duas ocasiões no Brasil, todas no CLA (Operação Santa Maria – 1993 e Operação Livramento – 1998) e uma vez na Noruega (junho de 2012) em apoio ao programa de microgravidade da ESA (Agência Espacial Europeia).

 

Ontem, em uma simulação com o foguete suborbital, os engenheiros da operação obtiveram sucesso.

O foguete carregava o SARA (Satélite de Reentrada Atmosférica), uma plataforma destinada a experimentos no espaço, como desenvolvimento de produtos nas áreas de engenharia, eletrônica, sistemas embarcados, dentre outras.

O satélite permitiria a realização de estudos científicos e tecnológicos para os pesquisadores brasileiros por até dez dias em ambiente de microgravidade.

 
 
 
 
 
 
 
 
Participe da redação

Viu um congestionamento, um buraco na via ou tem uma dica? A redação apura.

Colabore com a redação