O Portal de notícias e conteúdo do Maranhão e da Sua Cidade. TV Cidade / Record MA.

Governo deve anunciar aumento no óleo diesel nesta quarta (28)

Compartilhar
Governo deve anunciar aumento no óleo diesel nesta quarta (28)

Nesta quarta-feira (28), o governo deve editar uma medida provisória aumentando a mistura de biodiesel ao diesel de 5% para 6% a partir de julho, e 7% a partir de novembro. O anúncio foi feito pelo deputado Márcio Macedo (PT-SE), que coordenou, nesta terça-feira (27), um seminário sobre o programa do biodiesel na Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados. O biodiesel brasileiro é obtido principalmente pelo processamento do óleo de soja.

O presidente da Diretoria Executiva da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio), Odacir Klein, afirma que um dos fatores que pesou na decisão foi o fato de que hoje o diesel está mais caro do que o biodiesel. Até então, a resistência em relação ao aumento da mistura era o medo de que ela pudesse elevar a inflação.

No seminário, a Ubrabio defendeu mais rapidez no aumento da mistura para que ela chegue a 20% pelo menos nas regiões metropolitanas. O setor hoje, segundo a entidade, tem muita capacidade ociosa e a falta de uma perspectiva de longo prazo inibe os investimentos.

Klein, porém, acredita que o momento é de assegurar as conquistas. "As entidades continuarão pleiteando. Agora, se nós das entidades misturarmos um avanço com o pedido de 20% e procurarmos explicação porque isso não ocorreu ainda, no meu entendimento nós estaremos dando um tiro no pé."

O setor afirma que o biodiesel reduz a poluição do ar em 70% e oferece um destino para a reciclagem de materiais. Segundo Odacir Klein, o sebo bovino é 20% do processo e o óleo de fritura, 1%.

Os participantes do seminário foram unânimes em defender uma política nacional de educação e incentivos para a coleta do óleo de cozinha usado. Segundo o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Rossano Gambetta, cada litro de óleo de fritura contamina 25 mil litros de água.

Em Brasília, a Embrapa e a Caesb, que é a companhia de saneamento local, estão trabalhando na implantação de uma usina de biodiesel vinculada às estações de tratamento de água.

Participe da redação

Viu um congestionamento, um buraco na via ou tem uma dica? A redação apura.

Colabore com a redação