Governo promove mamaço e ação social na Casa de Apoio Ninar

Como parte das ações da Semana Mundial de Amamentação, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), promoveu um mamaço e uma ação social na Casa de Apoio Ninar. Realizada neste domingo (6), a atividade ofereceu às mães serviços de saúde e orientações sobre amamentação, além de brincadeiras às crianças. A ação integra, ainda, a programação do Agosto Dourado, mês mundialmente dedicado para incentivar o aleitamento materno.
O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, que esteve presente na atividade, destacou a importância da campanha o objetivo do mamaço. “O leite materno é um alimento poderoso e a amamentação traz benefícios para uma vida inteira. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o aleitamento materno é capaz de evitar 13% das mortes de crianças menores de cinco anos. Por isso, é importante incentivar o aleitamento materno e garantir o direito de toda mãe amamentar em qualquer lugar, sem constrangimentos”, afirmou.
Durante a ação, estiveram disponíveis serviços de saúde como aferição de pressão arterial e teste de glicemia. Também foram oferecidas atividades recreativas para as crianças, com a Companhia Cambalhotas, pula-pula e piscina de bolinhas. Profissionais de saúde das maternidades da capital realizaram, ainda, uma roda de conversa com as mães que participavam da ação. O diálogo serviu para orientar as mulheres quanto aos cuidados com bebê e esclarecer dúvidas quanto à amamentação, indicando, por exemplo, a posição correta para amamentar ou realizar a doação.
Viu um congestionamento, um buraco na via ou tem uma dica? A redação apura.
Colabore com a redação