O Portal de notícias e conteúdo do Maranhão e da Sua Cidade. TV Cidade / Record MA.

Hemomar lança Semana Nacional do Doador

Compartilhar
Hemomar lança Semana Nacional do Doador

Com o tema "Você nem me conhece, mas pode salvar a minha vida", começa hoje (26) a programação da Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue, que no estado será realizada pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar). As ações se estendem até dia 30 deste mês.

A campanha, que é alusiva ao Dia Nacional do Doador de Sangue (25 de novembro) é realizada anualmente na última semana de novembro, terá veiculação institucional em rede nacional de emissoras de TV e de rádio, além de outras peças publicitárias (cartazes e back-bus).

O objetivo é divulgar para a população a importância da doação de sangue como ato de solidariedade e cidadania, e ressaltar a necessidade de doadores para manutenção de estoque adequado ao atendimento da demanda transfusional dos hospitais, no período próximo ao fim do ano, data em que é previsível a diminuição do número de doadores por causa de férias e festas.

A participação da população, especialmente neste período, é de extrema importância para que o estoque esteja garantido, bem como a adesão de novos voluntários e o retorno dos doadores regulares, aumentando a média diária de comparecimentos.

Para doar sangue, basta estar bem de saúde, ter peso acima de 50 kg, idade de 18 a 67 anos e apresentar documento de identificação. Menores de 18 anos necessitam ser acompanhados do responsável legal para autorização formal. Também é preciso estar alimentado, dormir no mínimo 6 horas na noite anterior e não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação. Na segunda-feira (26) haverá coleta externa na Praça Deodoro (Centro), das 8h às 17h. As informações são da SES.

Participe da redação

Viu um congestionamento, um buraco na via ou tem uma dica? A redação apura.

Colabore com a redação