Hospital da Mulher será revitalizado

O Hospital da Mulher, localizado na Avenida dos Portugueses, na área Itaqui-Bacanga, será revitalizado. Há quatro anos a unidade está passando por um processo de sucateamento.
A secretária adjunta de Saúde, Sílvia Cavalcante, e representantes de movimentos sociais organizados e da administração municipal realizaram mesa de debate nesta segunda-feira (18), para planejar o futuro do hospital.
“A partir da discussão com a comunidade vamos elaborar um plano de ações estruturantes para o Hospital da Mulher que possa ser executado a curto, médio e longo prazo”, esclareceu Silvia Cavalcante. De imediato a Secretaria de Saúde (Semus) vai melhorar a Central de Marcações de Consultas (Cemarc), que funciona dentro do Hospital da Mulher.
A melhoria do serviço vai evitar a formação de filas para marcar consultas. Também serão reiniciados dentro dos próximos dias os procedimentos cirúrgicos, suspensos desde o ano passado. Há 75 cirurgias agendadas desde 2012.
Inaugurado em 2007, o Hospital da Mulher emergiu numa crise profunda na gestão passada. O processo de sucateamento atingiu principalmente os equipamentos médicos, alvo de roubos. A constatação sobre o estágio de abandono da unidade de saúde foi constatado por uma equipe da Secretaria de Saúde e representantes dos movimentos sociais em visita técnica realizada em 14 de março. O levantamento, elencando os problemas acumulados na unidade de saúde, constituiu um relatório.
A representante do Fórum da Mulher lembrou que fracassaram todas as tentativas de diálogos sobre o hospital na semana passada. Houve tentativa de realizar audiência pública sobre o tema na Câmara Municipal de São Luís, boicotada pelo gestor passado. Na mesa de diálogo, Silvia Leite enfatizou o índice de câncer de colo de útero, 36,86%, um dos mais elevados do país, segundo dados do Ministério da Saúde do ano passado.
Prefeitura de São Luís
Viu um congestionamento, um buraco na via ou tem uma dica? A redação apura.
Colabore com a redação