IEMA abre qualificação profissional com a oferta de 2.000 vagas

O Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) está ampliando a oportunidade de qualificação de jovens e adultos maranhenses com a oferta de 2.000 vagas para cursos de Formação Inicial e Continuada (FICs) e oficinas. O edital de inscrições foi lançado na manhã desta sexta-feira (8), no auditório da reitoria do Instituto, pelo reitor do IEMA, Jhonatan Almada acompanhado do secretário adjunto de Estado da Educação, Anderson Lindoso; e do secretário de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Francisco Gonçalves.
Serão 2.015 vagas só neste primeiro semestre para cursos presenciais como panificação, estética, mecânica de motocicletas, cabeleireiro, informática, assistente administrativo, entre outros. As capacitações serão oferecidas nos municípios de Açailândia, Barra do Corda, Bequimão, Caxias, Codó, Carolina, Coroatá, Imperatriz, Pinheiro, Pedreiras, Ribeirãozinho, São Luís, São Mateus e Timon.
De acordo com o reitor do IEMA, Jhonatan Almada, são milhares de maranhenses que desejam oportunidade de se qualificar e possivelmente terem maiores chances de se empregar e/ou gerar sua própria renda. “A confiança e credibilidade foram conquistadas ao longo de quatro anos de muito trabalho e seriedade na aplicação do recurso público”, disse Almada acrescentando que o governador Flávio Dino tem priorizado o investimento em educação. “Isso se materializa nesses cursos profissionalizantes que vão desde inglês básico a cursos mais complexos como operação de máquinas pesadas de forma que conseguimos atender às principais demandas das pequenas, médias e grandes cidades do Maranhão por profissionais qualificados”, disse.
“Vamos continuar trabalhando de forma inclusiva para que as pessoas sintam que elas podem ser muito mais. Essa é mais uma iniciativa que reforça a importância que o governo dá para a educação maranhense”, destacou o secretário adjunto da Seduc, Anderson Lindoso.
Segundo o secretário da Sedihpop, Francisco Gonçalves, o Instituto é uma obra estruturante para mudar a realidade do Maranhão. “Sou entusiasta do IEMA por várias razões, uma delas é porque acredito que em nenhum lugar do mundo se consegue reduzir as desigualdades sem investimento na educação, e investimentos estratégicos, claros e focados no impacto na sociedade. Projetos como o do IEMA são fundamentais para enfrentar as desigualdades”, frisou.
Os candidatos deverão realizar sua inscrição de acordo com o regulamento exigido no edital, do dia 11 a 13 de março, o edital e ficha de inscrição estão disponíveis aqui.
Viu um congestionamento, um buraco na via ou tem uma dica? A redação apura.
Colabore com a redação