O Portal de notícias e conteúdo do Maranhão e da Sua Cidade. TV Cidade / Record MA.

IFMA promove maratona de inovação, pesquisa e extensão

Compartilhar
 IFMA promove maratona de inovação, pesquisa e extensão

Com um ambiente voltado ao surgimento de ideias inovadoras e troca de experiências entre pesquisadores, estudantes e empreendedores, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) realiza o Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão (Seppie) de 5 a 8 de abril de 2016.

O evento ocorre no Campus São Luís – Maracanã e conta com uma vasta programação de exposições, oficinas e minicursos.

O Seppie será composto por quatro eventos simultâneos: o Universo IFMA, Seminário de Iniciação Científica (Semic), Encontro de Pós-graduação (ENPOSG) e Workshop da Pró-reitoria de Extensão.

A inscrição nas oficinas e minicursos é restrita a alunos e servidores, mas a visitação aos espaços de palestras e exposições será aberta à comunidade externa.

Programação

Entre as atividades, está o concurso de aceleração de startups (empresas com baixo custo de produção que crescem rapidamente e geram lucros cada vez maiores), nanotecnologia, robótica, empreendedorismo, desenvolvimento de jogos, mercado de games no Maranhão e Marco legal da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Um dos destaques do Seminário será a realização da primeira edição do Universo IFMA. O evento foi criado nos moldes da Campus Party para incentivar o desenvolvimento de negócios inovadores e a pesquisa aplicada. Dele fazem parte o Desafio de Ideias (concurso de aceleração de startups), a Mostra Tecnológica (produtos, processos, protótipos e serviços inovadores) e a Exposição de Jogos.

Ao longo do Seminário, estudantes de ensino médio, graduação e pós-graduação do Instituto apresentarão suas produções científicas. No âmbito da iniciação científica, serão 30 trabalhos para comunicação oral e 127 em banner. Já entre as pesquisas da pós-graduação, serão 25 na modalidade oral e 25 em banner.

Com o objetivo de compartilhar algumas das experiências desenvolvidas no Instituto e seus impactos nas comunidades, ações de extensão do IFMA também terão espaço dedicado a elas. Serão 22 projetos apresentados na modalidade oral e 22 em banner.

A abertura do Seminário ocorre no dia 5 de abril, às 15h30, no Auditório da área externa do Campus Maracanã, com a palestra Consolidação da pesquisa, pós-graduação, inovação e extensão do IFMA.

O tema será debatido pela pró-reitora de Pesquisa, Natilene Brito, e pela chefe do Núcleo de Extensão e Inclusão Social, Rosifrance Machado. Confira a programação completa.

 

 

 

 

 

 

 

 

Participe da redação

Viu um congestionamento, um buraco na via ou tem uma dica? A redação apura.

Colabore com a redação