Igualdade Racial promove encontro com estudantes africanos

Com o objetivo de estabelecer parceria na troca de saberes com estudantes da África, a Secretaria de Igualdade Racial (Seir) agendou para esta quinta-feira (20), uma entrevista com o estudante africano Joel Cassamá no Programa Território Livre, da Seir, veiculado na Rádio Timbira AM. O Programa Território Livre vai ao ar toda quinta-feira, a partir das 11h30, dentro da programação destinada às notícias das Secretarias de Estado. O convite da Seir para a troca de saberes aconteceu, na semana passada, em um almoço com aproximadamente 20 universitários africanos que residem em São Luís. Durante a reunião que antecedeu o almoço, foram debatidas temáticas como racismo, cultura e política.
Oriundos do Congo, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Angola e Nigéria, eles estão no Brasil fazendo cursos de formação superior, por meio do Programa Estudante-Convênio de Graduação (PEC-G), do Ministério da Educação, que oferece oportunidades para alunos de países em desenvolvimento. O grupo ganhou mais visibilidade depois da denúncia de discriminação racial sofrida pelo nigeriano Nuhu Ayúba, estudante de Engenharia Química da Universidade Federal do Maranhão (Ufma).
A discriminação e a falta de acolhimento são as dificuldades principais apontadas pelos africanos. Segundo Marcelino Mendes, da Guiné-Bissau, desde que o grupo chegou ao Brasil, alguns deles já enfrentaram constrangimentos no convívio com os brasileiros e, ainda, poucos foram os momentos de receptividade promovidos pelo governo brasileiro.
“Queremos manter uma relação de proximidade com o Brasil, mas tem pessoas que acham que viemos tirar os empregos da população daqui. Isso não é verdade, pois o que queremos é voltar para a África e ajudar nosso povo. Não precisam nos tratar nem como príncipes nem como plebeus, apenas como irmãos”, defendeu Marcelino.
A secretária de Igualdade Racial, Claudett Ribeiro, idealizadora do encontro, ressaltou a necessidade de uma ação articulada na interação da Seir com os estudantes. “Esse nosso encontro hoje é para que se inicie a construção da proposta de trabalho conjunto com o foco na conexão de saberes África/Brasil”, explicou Claudett Ribeiro.
Até o fim deste mês, o grupo de estudantes vai planejar as ações de parceria com a Seir, com o objetivo de promover atividades focadas na troca de saberes. Estas atividades vão mostrar o cotidiano da juventude na África, de modo a apresentar aos brasileiros toda a diversidade do continente e dos 54 países que o constituem.
Fonte: Seir
Viu um congestionamento, um buraco na via ou tem uma dica? A redação apura.
Colabore com a redação