O Portal de notícias e conteúdo do Maranhão e da Sua Cidade. TV Cidade / Record MA.

INMEQ/MA autua veículos por uso irregular de cronotacógrafo

Compartilhar
INMEQ/MA autua veículos por uso irregular de cronotacógrafo

Cerca de 360 veículos de transporte de cargas e de passageiros foram autuados pelo Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial (INMEQ/MA) no estado por apresentarem irregularidades no cronotacógrafo. Este é o saldo da fiscalização realizada no período de outubro de 2012 a fevereiro deste ano.

O INMEQ/MA vistoriou, nestes quatro meses, um total de 1.050 veículos em garagens de ônibus em São Luís, postos da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e empresas de transporte de cargas.

O cronotacógrafo é obrigatório em veículos de transporte de cargas, de passageiros, incluindo o escolar, com mais de 10 lugares e com peso superior a 4,536 toneladas. O equipamento é uma espécie de caixa-preta de caminhões, vans e ônibus e serve para registrar as variações de velocidade e as informações sobre o percurso realizado pelo veículo.

Com as informações do cronotacógrafo, é possível saber, inclusive, se o motorista está dirigindo sem a devida parada para descanso, o que pode resultar em acidentes por dormir ao volante. Portanto, o uso do aparelho é um benefício tanto para o motorista, quanto para os passageiros.

"Ao longo deste período de fiscalização, nós verificamos veículos que ainda não instalaram o cronotacógrafo e outros que estavam com o aparelho, mas não possuíam selo das oficinas credenciadas pelo INMEQ/MA", explicou o diretor técnico do órgão, Juscelino Pereira. 

O uso obrigatório do cronotacógrafo é uma exigência do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) desde 1997 e a verificação metrológica compete ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) ou entidade credenciada.

Alguns carros de fabricação recente já saem da fábrica com o aparelho. Existem ainda as oficinas credenciadas para instalação e selagem do aparelho. A certificação é feita INMETRO ou órgão credenciado.

*As informações são do INMEQ/MA

Participe da redação

Viu um congestionamento, um buraco na via ou tem uma dica? A redação apura.

Colabore com a redação