O Portal de notícias e conteúdo do Maranhão e da Sua Cidade. TV Cidade / Record MA.

Instalações clandestinas de energia elétrica trazem sérios riscos e prejuízos

Compartilhar
Instalações clandestinas de energia elétrica trazem sérios riscos e prejuízos

Mexer nas instalações elétricas é muito perigoso e deve ser uma tarefa realizada apenas por profissionais da concessionária. O furto de energia coloca em risco não só quem faz, mas toda a vizinhança, podendo provocar curto-circuito, incêndios e até mesmo morte.

No período chuvoso, o problema de ligações elétricas clandestinas se agrava. Os chamados gatos ou gambiarras em meio à água das chuvas oferecem sérios riscos e prejuízos.

Segundo Carlos Alberto Oliveira Junior, executivo de controle e metrologia da Companhia Energética do Maranhão (Cemar), as gambiarras popularmente conhecida o "gato" é em sua maioria, mal feito e proibido por lei. O contato da fiação com água pode trazer muitos prejuízos financeiros e físicos. Além disso, segundo o especialista , a irregularidade pode prejudicar a distribuição de energia. 

Segundo a Cemar a fraude na distribuição de energia e ligações clandestinas  são identificadas  por meio de monitoramento na rede e por meio de denúncia na plataforma virtual da companhia na internet.

É importante colocar na balança os resultados obtidos com os “gatos”: dos altos riscos na segurança das residências até uma pior qualidade no serviço de energia, nem mesmo o bolso do consumidor parece estar imune aos prejuízos causados por estas práticas clandestinas. O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal, com pena de prisão de 1 a 4 anos.

Participe da redação

Viu um congestionamento, um buraco na via ou tem uma dica? A redação apura.

Colabore com a redação