O Portal de notícias e conteúdo do Maranhão e da Sua Cidade. TV Cidade / Record MA.

Investimentos! Parque eólico será instalado em cidades do interior

Compartilhar
Investimentos! Parque eólico será instalado em cidades do interior

A primeira fase de um dos maiores investimentos na área de energia no Maranhão, o parque eólico que será instalado pela Bioenergy nos municípios de Tutóia e Paulino Nevesterá início em março de 2013, com o lançamento da Pedra Fundamental.  A informação foi dada pelo presidente da empresa, Sérgio Marques, durante encontro com a governadora Roseana Sarney, nesta terça-feira (22), no Palácio dos Leões, em São Luís. Já em março de 2014, entram em operação os primeiros aerogeradores (turbinas).

Segundo o presidente da Bioenergy, Sérgio Marques, a instalação do parque eólico está prevista para ocorrer em três fases, até o ano de 2016. “O início das obras está marcado para 1º de março e o cronograma de investimentos da primeira fase no estado se estende até o mês de abril de 2015. Entretanto, os primeiros aerogeradores dos13 parques entram em operação comercial já em março de 2014”, contou.

O empreendimento está orçado em R$ 6 bilhões e deverá gerar cerca de mil empregos diretos, nas áreas de construção civil, montagem dos aerogeradores, administração e logística. O diretor da Bioenergy, Oscar Gundes, destacou que o empreendimento também irá gerar vários negócios indiretos. “A viabilização da obra exige negócios como instalação de hotéis, pousadas, restaurantes, entre outros serviços, além de proporcionar melhorias na infraestrutura dos municípios, com acessos externos”.   

Parque eólico

O complexo de produção de energia eólica da Bioenergy no Maranhão é composto por 50 parques, cada um com 10 aerogeradores, com capacidade total para produzir 1.500 MWde potência instalada - a ser implantada por fases.

Dos 50 parques, 27 estão aptos a serem contratados, sendo que 13 já possuem todas as licenças ambientais e demais certificações legais necessárias e 14 podem ser contratados durante os próximos leilões do Governo Federal. Os outros 23 estão previstos para serem instalados, ainda sem data definida. Entre os 27 parques aptos, 22 serão instalados no município de Paulino Neves e cinco em Tutóia.

Relevância

O secretário de Minas e Energia, Ricardo Guterres, destacou a relevância do projeto para o futuro do Brasil. “O nosso país precisa de mais energia para se desenvolver e, no caso do projeto da Bioenergy no Maranhão, a produção tem outras vantagens: é limpa, barata, está em consonância com as normas ambientais, além de proporcionar trabalho e melhoria de qualidade de vida para os maranhenses”.

 

Participe da redação

Viu um congestionamento, um buraco na via ou tem uma dica? A redação apura.

Colabore com a redação