Janeiro Branco: campanha alerta para os cuidados com a saúde mental

Janeiro representa a ideia de recomeço, de início de um novo ciclo. Depois de um mês de festividades, de encontros e confraternizações, de reflexões sobre a vida e até de melancolia, é hora de colocar em prática as resoluções de ano novo. Neste clima de reflexão e renovação, o Governo do Estado alerta para campanha Janeiro Branco, que busca fortalecer o conceito de saúde mental e para os cuidados com as emoções.
Qualidade de vida
Segundo o chefe do Departamento de Atenção à Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Márcio Menezes, é preciso superar o conceito equivocado que relaciona saúde mental exclusivamente a transtorno mental. “Devemos pensar a saúde mental como qualidade de vida, com a ausência ou presença de transtorno mental. Somos a somatória de fatores diversos – econômicos, sociais, educacionais”, explica.
Márcio Menezes orienta a todos a ficarem atentos a pequenas mudanças de comportamento em si ou nas pessoas mais próximas. O consumo de álcool que extrapola o “social” e passa a compor a rotina diária, insônias, reclusão, aversão a contatos públicos podem ser pequenos indícios de que algo não está bem.
Rede de cuidados
Proteger e promover o bem-estar mental dos cidadãos é um dos focos da campanha, mas também é preciso atender às necessidades de pessoas com transtornos mentais diagnosticados. Nesse contexto, a SES tem criado uma rede de cuidados, desenvolvendo políticas públicas efetivas.
A Rede Estadual de Saúde Mental é composta por dois Centros de Atenção Psicossocial: o CAPS Álcool e Drogas (CAPS-AD) e o CAPS III – Bacelar Viana, unidades consideradas “porta aberta” com funcionamento 24 horas. Também integra a rede a Unidade de Acolhimento (UA) e três Residências Terapêuticas (RT).
Outro fator que tem avançado no Estado é qualificação dos profissionais das unidades públicas de saúde. Uma queixa de taquicardia, por exemplo, que antes levava a investigação de problemas cardíacos, hoje, é investigado no acolhimento de transtornos como ansiedade e depressão.
REDE ESTADUAL DE SAÚDE MENTAL
Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) – Atende adultos ou crianças e adolescentes, considerando as normativas do Estatuto da Criança e do Adolescente, com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas.
Rua Conde D’Eu, n. 65 – Bairro: Monte Castelo
Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III) – Atende pessoas com transtornos mentais graves e persistentes. Proporciona serviços de atenção contínua, com funcionamento 24 horas.
Av. Getúlio Vargas, n. 2738 – Bairro: Monte Castelo
Unidade de Acolhimento (UA) – Oferece cuidados contínuos de saúde, com funcionamento 24 horas, em ambiente residencial, para pessoas com necessidade decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, de ambos os sexos.
Avenida 03, Quadra 04 – Bairro: Cohab – Anil 4
Hospital Nina Rodrigues – Serviço Hospitalar de Referência para Atenção às pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas. Funciona em regime integral, 24 horas.
Av. Getúlio Vargas, n° Bairro: Monte Castelo
Viu um congestionamento, um buraco na via ou tem uma dica? A redação apura.
Colabore com a redação