Justiça determina medidas que conservem casarão onde morou Aluísio Azevedo

A Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís decidiu que a proprietária do casarão onde morou o escritor maranhense Aluisio Azevedo, localizado na Rua do Sol, no centro de São Luís, tem 15 para realizar obras que evite o desabamento e conserve o prédio, que faz parte do patrimônio histórico da capital maranhense. A decisão foi tomada na última quinta-feira (2).
A medida liminar foi pedida pelo Ministério Público diante do grave estado de degradação do prédio, que ameaça ruir a qualquer momento, pondo em risco, além do patrimônio histórico, a segurança das pessoas que moram na vizinhança ou transitam pela Rua do Sol.
Segundo o juiz titular da unidade judicial, Douglas de Melo, caso a medida não seja cumprida, ficou estabelecida multa diária de R$ 1 mil.
Além das medidas emergenciais para evitar o desmoronamento do casarão, a ação do Ministério Público requer a condenação da proprietária à obrigação de restaurar o imóvel, resgatando todas as características arquitetônicas originais, internas e externas, garantindo a sua estabilidade e segurança física.
Em março deste ano, o caso veio à tona após uma denúncia de que o casarão poderia se transformar em espaço para estacionamento foi publicado na página do Facebook, do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM).
Viu um congestionamento, um buraco na via ou tem uma dica? A redação apura.
Colabore com a redação