O Portal de notícias e conteúdo do Maranhão e da Sua Cidade. TV Cidade / Record MA.

Mais de 100 países aprovam declaração no Fórum Mundial da Água

Compartilhar
Mais de 100 países aprovam declaração no Fórum Mundial da Água

Mais de 100 países aprovaram esta terça-feira no Fórum Mundial da Água, em Brasília, uma declaração ministerial que pede ações urgentes para resolver os desafios relacionados com água e condições sanitárias.

O documento, com o título "Chamada Urgente para Ação Decisiva sobre a Água", estabelece também ações prioritárias e afirma que as parcerias estabelecidas durante o encontro são essenciais para implementar a declaração.
Cooperação

Os ministros afirmam que “a água é um elemento transversal ao desenvolvimento sustentável e ao desafio de erradicar a pobreza.”

Segundo o documento, “a cooperação a todos os níveis e em todos os setores é fundamental para promover a gestão sustentável da água.” As iniciativas nesta área “devem promover o envolvimento de todos os interessados, sobretudo os mais vulneráveis, e incluir as comunidades de pessoas indígenas, crianças, mulheres e aqueles mais afetados pela falta de água. ”

Os países declaram também que “este é o momento de renovar e reforçar o compromisso político” nesta área e que isso “deve ser feito no contexto das mudanças climáticas. ”
Propostas

A declaração pede ainda que “o sistema da ONU reforce o apoio aos Estados-membros” nestas matérias e que “os governos de todo o mundo mobilizem recursos suficientes para promover a gestão de águas, sobretudo em países em vias de desenvolvimento.”

Para conseguir resultados, explicam os signatários, “é preciso encorajar a cooperação transfronteiriça” e “promover o potencial da nova geração como agentes de mudança e inovação.”

O uso global da água aumentou seis vezes no último século, o dobro do índice de crescimento populacional, segundo dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO. A agência afirma que falta de água afeta 3,6 bilhões de pessoas no planeta pelo menos um mês por ano.

O 8° Fórum Mundial da Água segue na capital do Brasil até sexta-feira (23).

Participe da redação

Viu um congestionamento, um buraco na via ou tem uma dica? A redação apura.

Colabore com a redação