Maranhense palestra em encontro de intercambistas do Rotary em SL

São Luís sediou até este sábado (28) o XXXVII Encontro Anual dos Coordenadores do Programa de Intercâmbio de Jovens de Rotary Internacional.
O evento foi realizado pela primeira vez no Distrito 4.490, que abrange os Estados do Maranhão, Piauí e Ceará.
Um dos destaques foi a apresentação do intercambista maranhense João Carlos Almeida Lopes de 17 anos (foto, canto esq.), morador do bairro Bom Jesus no Coroadinho, aluno do Centro de Ensino Médio Gonçalves Dias. Ele foi apadrinhado pelo Centro Educacional e Profissionalizante do Maranhão (CEPROMAR) e pelo Rotary Club São Luís João Paulo. João Carlos recentemente retornou do intercâmbio de um ano no México.
O maranhense fez uma visita ao núcleo de jornalismo da TV Cidade. Veja abaixo:
O evento começou na última quinta-feira (26) promovido pela Associação Brasileira de Intercâmbio de Jovens (ABIJ). Reuniu rotarianos brasileiros e de diversos países envolvidos no Programa de Intercâmbio de Jovens do Rotary Internacional.
A programação contou com palestras e workshops, com tradução simultânea, a participação de conferencistas de reconhecimento nacional e internacional, com abordagens aos mais variados temas envolvendo normas e regras do programa de intercâmbio de jovens de Rotary Internacional, sob a coordenação geral da presidência da ABIJ nacional e do Comitê de organização, tendo como anfitrião distrito 4.490.
O coordenador do evento, Ehrlich Cordão, presidente do Distrito 4.490, destacou a importância do encontro:
“Este evento tem como finalidade a troca de informações e o fortalecimento do programa de intercâmbio de jovens, além de estreitar ainda mais os laços de amizades e companheirismo entre os dirigentes do Brasil e de outros países”, disse Cordão.
Dentre várias ações humanitárias, um importante legado do Rotary Internacional é o Intercâmbio de Jovens entre 15 e 17 anos, que tem por objetivo proporcionar a mais 8 mil de jovens do mundo inteiro por ano a oportunidade de aprendizado cultural como embaixadores dos seus países. Este ano o Distrito 4.490 já enviou 19 jovens dos estados do Maranhão, Piauí e Ceará a países como México, Estados Unidos, Dinamarca, Itália, França, Alemanha, Taiwan, Canadá e Coreia do Sul. Desses países vieram 21 jovens para os mesmos estados.
Para informações sobre como participar do Programa de Intercâmbio de Jovens do Rotary Internacional os interessados devem acessar o site http://www.intercambiorotary4490.com.br/.
O Rotary é uma organização humanitária que une líderes que trocam ideias e entram em ação para criar mudanças positivas em milhares de comunidades no mundo. Está presente em 218 países, e tem 1.220.825 profissionais voluntários. No Brasil são 54.060 rotarianos e o Maranhão pertence ao Distrito 4.490 que envolve ainda os estados do Piauí e Ceará com 2.055 voluntários distribuídos em 76 clubes.
Viu um congestionamento, um buraco na via ou tem uma dica? A redação apura.
Colabore com a redação