O Portal de notícias e conteúdo do Maranhão e da Sua Cidade. TV Cidade / Record MA.

Médicos se surpreendem com gravidade de microcefalia no Brasil

Compartilhar
Médicos se surpreendem com gravidade de microcefalia no Brasil

Especialistas internacionais em microcefalia dizem que estão surpresos com a severidade de alguns casos registrados no Brasil.

Os médicos indicaram que em uma avaliação preliminar estão encontrando padrões incomuns em avaliações de cérebros de recém nascidos com má-formação.

A alarmante alta de novos registros de microcefalia entre bebês em determinad as regiões do Brasil que registram surtos de infecções pelo Zika vírus gerou um esforço internacional para determinar se o vírus causa a má-formação cerebral. A suspeita dessa associação levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar emergência internacional.

“Estamos no processo de coleta muito rápida de informação sobre o que tem sido visto”, disse o geneticista William Dobyns, do Hospital Infantil de Seattle. “A condição que eu fui capaz de analisar, muito preliminarmente, é mais severa do que simples microcefalia.”

Com um pequeno grupo de geneticistas e outros especialistas em microcefalia, ele recentemente analisou imagens de alguns bebês enviadas por uma faculdade brasileira. Todos os especialistas ficaram chocados pela escala das deformidades, disse Dobyns.  

Embora não se saiba quão representativas são essas avaliações, as primeiras observações desses médicos apontam para uma dura estrada pela frente para os bebês, suas famílias e suas comunidades, e aumentam as preocupações sobre o Zika, cuja infecção por esse vírus suspeita-se que seja causa da microcefalia.

Autoridades saúde pública no Brasil estão investigando mais de 4.000 casos suspeitos de microcefalia, e confirmaram mais de 400. Antes do surto do Zika, o Brasil tinha uma média de 163 casos anualmente de microcefalia nos últimos cinco anos, de acordo com a OMS.

Em 17 dos novos casos, a presença do Zika foi identificada na mãe ou no bebê.

 
 
 
 
 
Participe da redação

Viu um congestionamento, um buraco na via ou tem uma dica? A redação apura.

Colabore com a redação