O Portal de notícias e conteúdo do Maranhão e da Sua Cidade. TV Cidade / Record MA.

Buriticupu já tem 26 voçorocas, com até 70 metros de profundidade

Compartilhar
Buriticupu já tem 26 voçorocas, com até 70 metros de profundidade
Foto: reprodução/TV Cidade/RecordTV.

O Governo Federal reconheceu no mês passado a situação crítica que se encontra a cidade de Buriticupu, por conta das voçorocas, decretando calamidade pública. Porém o problema que o município enfrenta por conta do fenômeno geológico já foi informado bem antes. Um estudo realizado em 2014 e depois em 2018 já apontava a expansão das crateras e também as medidas necessárias para contenção do processo erosivo.

Desde 2014 o sistema geológico do Brasil acompanha o fenômeno em Buriticupu. Em 2018 os pesquisadores voltaram a avaliar a área e indicar medidas para conter a erosão e proteger quem vive na região, cerca de 1400 pessoas.

A cidade convive com o problema há cerca de 30 anos. São 26 buracos enormes que se aproximam da cidade. As dimensões são gigantes, já que alguns buracos tem até 70 metros de profundidade e 500 de comprimento.

Segundo o geólogo Tiago Antonelli, a voçoroca aparece em áreas onde a vegetação já é escassa e não protege mais o solo. A erosão provocada pela voçoroca pode fazer a cidade de Buriticupu, a 417 quilômetros de São Luís, desaparecer do mapa. As fortes chuvas deste ano ajudam a ampliar o problema.

Mais informações na reportagem de Bel Soares, para a TV Cidade.

Assista abaixo:

Continue lendo

Notícias

Agro Record: destaca feiras de São Luís, cuidados com aves no calor e tradição da vaquejada

há 9 min
Brasil

Fim da escala 6x1 prevê redução da jornada semanal para 40 horas, sem corte salarial

há 20 min
Polícia

Caso de maus-tratos contra cadela é investigado no bairro do Anil, em São Luís

há 26 min
Polícia

Polícia prende suspeito de morte de mulher em Penalva

há 1 h
Sua cidade, sua notícia

Viu um congestionamento, um buraco na via ou tem uma dica para a redação em buriticupu?

Colabore com a redação