Concentrações de gases de efeito estufa alcançam novos recordes

As concentrações médias globais de dióxido de carbono, CO2, estiveram 50% acima da era pré-industrial pela primeira vez em 2022 atingindo 418 partes por milhão.
Um novo relatório da Organização Meteorológica Mundial, OMM, revelou que os níveis do principal gás que contribui para o aquecimento do planeta continuam em alta em 2023.
Metano e Oxido Nitroso
De acordo com uma análise publicada nesta quarta-feira (15), em Genebra, as concentrações de metano também aumentaram 264% para 1.923 partes por bilhão.
Seguindo a mesma tendência, os níveis de óxido nitroso, o terceiro principal gás que contribui para o aquecimento global, registaram 336 partes por bilhão, o novo pico anual após 2021 e 2022.
O Boletim do Efeito Estufa servirá de base durante as negociações da 28ª Cúpula do Clima, COP28, a ser realizada em Dubai nos Emirados Árabes Unidos.
O secretário-geral da OMM, Petteri Taalas, lembrou que os atuais níveis recordes de gases que retêm calor levarão a uma nova subida da temperatura.
Consumo de combustíveis fósseis
O especialista declarou que o mundo caminha para o aumento das temperaturas bem acima das metas do Acordo de Paris até ao final do século.
A situação será marcada por condições climáticas cada vez mais extremas, incluindo calor e chuvas intensos, derretimento do gelo, elevação do nível do mar e acidificação dos oceanos.
A OMM adverte que a situação fará subir custos socioeconômicos e ambientais ao pedir urgência na redução do consumo de combustíveis fósseis. A agência destacou que fundos do carbono estão diminuindo rapidamente
O estudo explica que pouco menos de metade das emissões de CO2 permanecem na atmosfera. Acima de um quarto desse total é absorvido pelo oceano e pouco menos de 30% pelos ecossistemas terrestres, como as florestas.
Aumento da temperatura global
Com a continuação das emissões, o gás carbônico continuará sendo acumulado na atmosfera levando à alta da temperatura global.
Com a longa vida do CO2, as altas temperaturas persistirão por várias décadas, mesmo que as emissões sejam rapidamente reduzidas até zero.
A última vez que a Terra registou uma concentração de CO2 comparável ao nível atual foi entre 3 e 5 milhões de anos atrás. Nessa época, a temperatura estava entre 2 e 3°C mais quente e o nível do mar era de 10 a 20 metros mais alto do que o atual.
Fonte: ONU News.
Continue lendo
Homem investigado por tráfico é preso em Aldeias Altas
Homem com mandado de prisão é preso na Vila Vitória, em São Luís
Duas motocicletas com registro de roubo são recuperadas no Maranhão
Homem morre dentro de oficina no bairro do Anil, em São Luís
Viu um congestionamento, um buraco na via ou tem uma dica? A redação apura.
Colabore com a redação