O Portal de notícias e conteúdo do Maranhão e da Sua Cidade. TV Cidade / Record MA.

Método descomplica aprendizado da matemática

Compartilhar
Método descomplica aprendizado da matemática

Temida por muitos, a matemática pode deixar de ser a grade vilã de quem precisam estudar a matéria na grade escolar.

Essa é a proposta do projeto Círcula da Matemática do Brasil, que vem sendo desenvolvido em escolas de todo país. A iniciativa aposta em um método mais divertido e capaz de atrair a atenção de quem antes temia o uso de tantos cálculos e formas.

Funciona da seguinte forma: em uma aula, que acontece no turno inverso ao da escola, a professora utiliza a lousa para fazer desenhos, como uma máquina, na qual os números se transformam. A ideia é fazer com que as crianças descubram as operações que são feitas para chegar nos resultados que “saem” da máquina. O coordenador do projeto no Brasil e professor de economia da UFRGS, Flávio Comim, conversou com a reportagem da TV Cidade e mostrou um pouco sobre o método. Confira:

O método que Flávio divulga no Brasil foi criado poR professores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Eles acreditam que a matemática só é compreendida se for ensinada em um ambiente divertido e de descobertas. "No Brasil a gente fala em educação mas não discute pedagogia. Uma vez que você abre o potencial das pessoas de criação, não apenas imaginativo, não apenas lúdico, as pessoas podem criar os seus problemas, as suas questões matemáticas. E você pode trabalhar coisas que são muito chatas, como a tabuada", explicou Flávio.

 

 

 
Participe da redação

Viu um congestionamento, um buraco na via ou tem uma dica? A redação apura.

Colabore com a redação