O Portal de notícias e conteúdo do Maranhão e da Sua Cidade. TV Cidade / Record MA.

Obama chora ao falar de massacre em escola

Compartilhar
Obama chora ao falar de massacre em escola

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ligou ao governador de Connecticut, Dan Malloy, para enviar suas condolências às famílias das vítimas do massacre ocorrido nesta sexta-feira (14) em uma escola de Newtown, no qual morreram 27 pessoas, entre elas 18 crianças, segundo fontes policiais citadas pela imprensa.

Obama também conversou com o diretor do FBI, Robert Muller, segundo informou o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, em entrevista coletiva. O presidente foi informado sobre o tiroteio ocorrido na escola Sandy Hook, na cidade de Newtown, localizada a cerca de 100 quilômetros de Nova York, durante a manhã. Obama está recebendo atualizações constantes sobre a situação.

Fontes policiais citadas pelos principais meios de comunicação informaram que 27 pessoas morreram no tiroteio, entre elas 18 crianças.

O tenente J. Paul Vance, da polícia de Connecticut, disse aos jornalistas que não será divulgado o número oficial de vítimas até que as famílias tenham sido devidamente informadas.

Vance confirmou que há "vários mortos", entre os quais se encontram alunos e funcionários do colégio, e acrescentou que o suspeito foi encontrado sem vida no interior da escola.

Discurso emocionado

O presidente americano, Barack Obama, foi às lágrimas e precisou de esforço para se recompor, esta sexta-feira (14), ao afirmar que sente uma "tristeza opressiva" pelas mortes no massacre em uma escola fundamental de Connecticut, um "crime abominável", segundo ele, enquanto prometeu adotar medidas "significativas" para impedir tragédias envolvendo armas de fogo.

"A maioria daqueles que morreram hoje eram crianças, lindas criancinhas com idades entre 5 e 10 anos", disse Obama, em discurso na Casa Branca. "Elas tinham a vida toda pela frente, aniversários, formaturas, casamentos, seus próprios filhos", acrescentou.

Durante o discurso, na sala de imprensa da Casa Branca, Obama fez várias pausas e respirou profundamente, algumas vezes enxugando as lágrimas que insistiam em rolar, em sua primeira reação ao assassinato de pelo menos 27 pessoas, incluindo 20 crianças.

"Entre os falecidos estão ainda professores, homens e mulheres que devotaram suas vidas a ajudar nossas crianças a realizar seus sonhos", disse Obama.

"Nossos corações estão partidos hoje por causa dos pais e avós, dos irmãos e irmãs daquelas crianças pequenas e pelas famílias daqueles que estão perdidos", acrescentou.

"Como país, já passamos demais por coisas assim", disse Obama, mencionando massacres anteriores no Colorado, no Oregon e no Wisconsin.

"Estas localidades são nossas, essas crianças são nossas", emendou.

"Nós precisamos nos unir e tomar medidas significativas para evitar que mais tragédias como estas, independente de questões políticas", acrescentou.

 

 

AFP/EFE

Participe da redação

Viu um congestionamento, um buraco na via ou tem uma dica? A redação apura.

Colabore com a redação