O Portal de notícias e conteúdo do Maranhão e da Sua Cidade. TV Cidade / Record MA.

Operação resulta na prisão de dois prefeitos e mais quatro pessoas no interior do MA

Compartilhar
Operação resulta na prisão de dois prefeitos e mais quatro pessoas no interior do MA

A Polícia Civil deflagrou duas novas operações de combate ao crime de agiotagem nas prefeituras do Maranhão na manhã desta terça-feira (5).

A ação contou com o apoio do Grupo de Atuação Especial no Combate a Organizações Criminosas (Gaeco), do Ministério Público, e faz parte das diretrizes do Governo do Maranhão no combate à corrupção e ao crime organizado.

Ao todo, foram cumpridos 20 mandados, sendo cinco de prisão temporária, 12 de busca e apreensão e três de condução coercitiva. Também foram apreendidos veículos de luxo, computadores e vários cheques.

As operações desencadeadas foram denominadas “Morta-Viva”, em alusão à criação de empresas em nome de pessoas já falecidas e “Maharaja”, em alusão ao município de Marajá do Sena, que está entre os municípios mais pobres do país.

Os alvos desta operação foram as prefeituras de Marajá do Sena, Bacuri e Zé Doca. Cerca de 50 policiais civis, entre eles delegados, participaram da mega-operação. O resultado da ação foi apresentado, na tarde desta terça-feira (5), na sede da Secretaria de Estado da Segurança Pública, por meio de uma coletiva de imprensa. 

Prisões

Na operação, foram presos os prefeitos de Bacuri, Richard Nixon Monteiro dos Santos, e o de Marajá do Sena, Edvan Costa; o ex-prefeito de Marajá do Sena, Perachi Roberto Moraes; o contador da Prefeitura de Marajá do Sena, José Epitácio Muniz Silva, o Cafeteira; e Josival Cavalcanti da Silva, o Pacovan, apontado como agiota nas investigações.

O ex-prefeito de Zé Doca Raimundo Nonato Sampaio, conhecido como “Natinho”, está foragido. Na residência do prefeito Edvan Costa, os policiais apreenderam uma pistola 380, um revólver calibre 38 e várias munições, além de jóias e dinheiro. Ele vai ser autuado em flagrante delito pelo crime de posse ilegal de arma de fogo.

Também foram conduzidos coercitivamente, Rui Clemencio Barbosa, suposto laranja em negócios da Prefeitura de Zé Doca; Francisco de Jesus Silva Soares, empresário suspeito de emitir de notas para as Prefeituras de Marajá do Sena e Zé Doca. Todos os suspeitos foram conduzidos para a Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), no bairro de Fátima.

Ao todo, 42 prefeituras estão sendo investigadas. Centenas de empresas estão envolvidas no esquema fraudulento de desvio de verbas no estado. De acordo com as investigações, só uma empresa desviou mais de R$ 46 milhões dos cofres públicos. Centenas de cheques foram apreendidos, totalizando valores exorbitantes. A fraude ultrapassa facilmente o valor de R$ 100 milhões. 

Imperador

No dia 31 de março deste ano, a Polícia Civil deflagrou a operação “Imperador”, que culminou com a prisão temporária da ex-prefeita de Dom Pedro, Arlene Barros; e do filho dela, Eduardo Barros, apontado nas investigações como o líder do grupo. Na ação, foram cumpridos 49 mandados judiciais, sendo 2 de prisão temporária, 9 de condução coercitiva e 38 de busca e apreensão. À época, foram apreendidos 4 veículos em São Luís e 20 carros de luxo no município de Codó.

Participe da redação

Viu um congestionamento, um buraco na via ou tem uma dica? A redação apura.

Colabore com a redação