Orquestra Sinfônica Brasileira fará homenagem a São Luís nesta quinta-feira (6)

A Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), preparou para celebrar os 400 anos de São Luís um espetáculo que promete apresentar a diversidade musical do Maranhão, misturando os estilos clássico e popular, como declarou o maestro da OSB, Leandro Carvalho, durante coletiva realizada nesta quarta-feira (5).
“Eu estou muito impressionado com o resultado desse trabalho. Os músicos, intérpretes, todo mundo está envolvido com o universo da música maranhense. Com certeza, o concerto de quinta-feira será emblemático e de grande importância para o Maranhão, para o Brasil”, declarou o maestro.
Para o diretor artístico da Orquestra Sinfônica Brasileira, Fernando Bicudo, o concerto dos 400 anos de São Luís, mais uma vez será pioneiro em alguns aspectos. “Reunimos quatro obras – dedicadas exclusivamente ao Estado – que serão lançadas nessa noite, que vai ficar marcada na história. O Maranhão é um tesouro escondido e agora é a vez da música maranhense. Nos sentimos orgulhosos de poder levar essa música, esse estilo para o mundo”, disse Bicudo.
O espetáculo da Orquestra Sinfônica Brasileira será apresentado da seguinte forma:
1. Parabéns pra você - Peter Heidrich
2. Suíte de danças concertantes para violão e orquestra - Turíbio Santos
3. Suíte maranhense - Ubiratan Sousa
1° movimento: Ode ao boi
2° movimento: Ode ao tambor de crioula
3° movimento: Ode ao tambor de mina e ao Divino Espírito Santo
Solistas: Anna Torres, Ubiratan Sousa e Coral São João
Participação: Companhia Barrica do Maranhão
4. Tributo à Ilha do Amor
Abertura (Ubiratan Sousa)
Ilha Bela (Carlinhos Veloz): Carlinhos Veloz
Ilha Magnética (César Nascimento): César Nascimento
Canto de Luz (Godão): Inácio Pinheiro
Toadas (Coxinho): Fátima Passarinho - Amanheceu; Fernando de Carvalho - Linda Morena; Flávia Bittencourt - Urrou
Boi da Lua (César Teixeira): Wellington Reis
Bela Mocidade (Donato): Sergio Habibe
Boi de Lágrimas (Macarrão): Roberto Brandão
Boi Vagalume (Giordano Mochel): Giordano Mochel
Itamirim (Francisco Saldanha): Claudio Pinheiro
Mimoso (Ronald Pinheiro): Papete
Lua Cheia (Zé Pereira / Bulcão): Gabriel Melônio
Maranhão Meu Tesouro Meu Torrão (Humberto do Maracanã): Humberto do Maracanã, Mané Onça, Zé Alberto, Chiador e Chagas.
O espetáculo, segundo a secretária-adjunta de Comunicação, Carla Georgina, será transformado em DVD. “Queremos imortalizar toda essa obra que foi especialmente planejada para celebrar os 400 anos de São Luís”, completou.
Secom
Viu um congestionamento, um buraco na via ou tem uma dica? A redação apura.
Colabore com a redação