PAES 2018: número de faltosos chega a 15% na 1ª etapa

Aconteceu neste domingo (22), a primeira etapa do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES 2018), da Universidade Estadual do Maranhão. Cerca de 47 mil pessoas se inscreveram nesta edição do Vestibular, que está sendo realizado nos 19 campi da UEMA e nos campi da UemaSul.
Neste primeiro dia, 15,99% dos candidatos faltaram às provas, totalizando 7.488 pessoas em todo o Maranhão. Comparando com o ano anterior, houve uma redução de mais de 7% de pessoas que não compareceram ao primeiro dia de provas. No PAES 2017, 23,68% de pessoas se ausentou do primeiro dia.
Estão sendo ofertadas 3.879 vagas, para o ano de 2018, distribuídas em todos os campi da Universidade.
Comparando com o ano anterior, houve uma redução de mais de 7% de pessoas que não compareceram ao primeiro dia de provas. No PAES 2017, 23,68% de pessoas se ausentou do primeiro dia.
A Universidade está ofertando 3.879 vagas para o ano de 2018, distribuídas em todos os campi. Nesta edição, cerca de 47 mil pessoas estão inscritas no certame, em todo o Maranhão. Somente na capital, há 19.273 mil candidatos disputando o PAES da UEMA, sendo a cidade com maior número de inscritos.
Segunda etapa
A segunda prova do PAES 2018 acontecerá dia 26 de novembro de 2017.
Só poderá participar dessa etapa do vestibular, o candidato que estiver incluído até o quádruplo do número de vagas oferecidas por curso, turno, centro e campus da UEMA e da UEMASUL (em decorrência de ajuste consolidado por meio do Termo Aditivo n.º 1 ao Termo de Cooperação – Protocolo de Transição entre as Instituições de Ensino Superior).
A lista com o nome dos candidatos convocados para a segunda etapa do PAES 2018 será divulgada dia 14 de novembro de 2017.
Na segunda etapa, a prova será constituída de 12 (doze) questões analítico-discursivas, abrangendo conteúdos programáticos de 2 (dois) componentes curriculares que integram o ensino médio, específicos por curso, e prova de produção textual, segundo as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s.
Concorrência
O curso mais concorrido do PAES 2018 é o de Formação de Oficiais – Bacharelado em Segurança Pública da Polícia Militar do Maranhão (CFO), na categoria feminina. São 330,25 candidatos concorrendo a uma vaga.
O segundo curso mais concorrido é o de Medicina, com 266, 48 candidatos por vaga; seguido do curso de Formação de Oficiais – Bacharelado em Segurança Pública da PMMA, na categoria feminina, vagas exclusivas para negro , com 200 candidatos por vaga.
Veja concorrência de todos os cursos aqui.
Com UEMA.
Viu um congestionamento, um buraco na via ou tem uma dica? A redação apura.
Colabore com a redação