O Portal de notícias e conteúdo do Maranhão e da Sua Cidade. TV Cidade / Record MA.

Prefeitura garante execução do programa de revitalização de feiras e mercados de São Luís

Compartilhar
Prefeitura garante execução do programa de revitalização de feiras e mercados de São Luís

O início das obras de revitalização da Feira do Anil é um compromisso firmado pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior, por ocasião do desabamento de parte do telhado do local, ocorrido na madrugada da quarta-feira de Cinzas, durante visita ao local em fevereiro do ano passado.

A construção, coordenada pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp), está prevista para o período de 90 dias, com custo de R$ 1,5 mi.

“Estamos cumprindo determinação do prefeito de garantir condições dignas de trabalho aos feirantes do Anil. A reconstrução desse espaço vai trazer um enorme benefício para os feirantes, que terão seus negócios revitalizados, e para a comunidade, que vai contar um mercado amplo, moderno e confortável para realizar suas compras diárias”, disse o secretário de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), Marcelo Coelho.

Obras de adequação

O Mercado do Anil será reformado em quase sua totalidade para atender as exigências da Vigilância Sanitária e as necessidades atuais de feirantes e consumidores.

O telhado será completamente substituído por uma estrutura metálica de ferro galvanizado tratada com zarcão e recoberto por telhas de alumínio. O piso será refeito em concreto alisado. Os boxes receberão um revestimento interno e externo em cerâmica, balcão de aço inox separados por pedra tipo granito e energia para equipamentos e internet.

As redes elétricas, hidrossanitárias e pluviais serão completamente substituídas, além de outros itens característicos desses estabelecimentos comerciais.

Histórico

Em fevereiro do ano passado, parte do telhado da Feira do Anil apresentou problemas de infraestrutura após forte chuva. Na ocasião, a Semapa solicitou a presença do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil para procederem a vistoria e fornecer um laudo da segurança, determinando, em seguida, a retirada de entulho do local.

A área em que ocorreu o acidente era integrada por 48 boxes, sendo 23 desativados e 25 ativos. Os feirantes envolvidos foram localizados provisoriamente na área superior do mercado, a fim de que pudessem exercer suas atividades diárias sem grandes prejuízos.

Sobre o mercado

O Mercado do Anil está localizado na rua Cônego Tavares, no bairro do mesmo nome, e serve dezenas de comunidades vizinhas. A feira tem a administração direta da Associação dos Feirantes, em co-gestão com a Semapa.

A atual estrutura da feira foi erguida no final da administração do ex-prefeito Vicente Fialho e possui uma área construída de 2.265 m².

Em 43 anos de existência, o mercado nunca recebeu obras substanciais para a manutenção de sua estrutura original. Apenas em 2007 recebeu um reforço em cerca de 20% do telhado que ameaçava desabar.

 

Participe da redação

Viu um congestionamento, um buraco na via ou tem uma dica? A redação apura.

Colabore com a redação