O Portal de notícias e conteúdo do Maranhão e da Sua Cidade. TV Cidade / Record MA.

Profissionais da área de saúde participam de curso sobre reanimação neonatal na Maternidade Marly Sarney

Compartilhar
Profissionais da área de saúde participam de curso sobre reanimação neonatal na Maternidade Marly Sarney

Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas da Maternidade Marly Sarney estão participando de um curso de aperfeiçoamento de técnicas para reanimação neonatal em salas de parto. A iniciativa tem o apoio da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e chancela da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), visando reforçar a segurança de neonatos dentro das salas de parto nos primeiros segundos de vida.

De acordo com a coordenadora do curso "Reanimação neonatal", enfermeira Rozimélia Portela, a iniciativa é baseada nas condutas preconizadas pelo Programa de Reanimação Neonatal da SBP e pelo Ilcor (International Liaison Committee on Resuscitation), comitê internacional que reúne oito instituições mundiais de excelência em ressuscitação. Ela explicou que se trata na verdade de cuidados sistematizados importantíssimos a serem administrados em casos de asfixia perinatal, o que pode evitar que aconteçam sequelas neurológicas graves.

"Os primeiros minutos podem determinar toda a vida futura deste indivíduo. Então é extremamente necessário que os profissionais que acompanham a parturiente e a criança estejam a par destes cuidados, verificando sinais importantes como o choro e a respiração", alertou ela.

Um dos pontos centrais do treinamento diz respeito ao passo a passo de procedimentos realizados nas situações em que a respiração do bebê apresenta problemas. A base desses cuidados consiste em primeiramente prover calor ao corpo do neonato, tomando a providência de secá-lo e envolvê-lo de forma a manter a temperatura corporal. Todos os procedimentos devem ser feitos preservando a integridade física da criança, e em um espaço mínimo de 30 segundos.

A reanimação ao nascimento é uma das oito intervenções estratégicas para diminuir a mortalidade infantil em nível mundial. Dados divulgados pela SBP mostram que o atendimento ao parto por profissionais de saúde habilitados pode reduzir em 35% as taxas de mortalidade neonatal. "Somando-se a isso o emprego das técnicas de reanimação, este percentual é acrescido de 20%, elevando redução nesses casos para até 45%", acentuou a coordenadora.

O curso realizado na Maternidade Marly Sarney conta com 30 participantes e tem duração de oito horas diárias, com as aulas presenciais divididas em dois turnos (matutino e vespertino), sendo a parte da manhã reservada às aulas práticas.

SES

Participe da redação

Viu um congestionamento, um buraco na via ou tem uma dica? A redação apura.

Colabore com a redação