O Portal de notícias e conteúdo do Maranhão e da Sua Cidade. TV Cidade / Record MA.

Queimação de palhinhas marca o encerramento das festividades natalinas em São Luís

Compartilhar
Queimação de palhinhas marca o encerramento das festividades natalinas em São Luís

A programação natalina de São Luís será encerrada nesta sexta-feira (6) com a tracional queima das palhinhas dos presépios. O ritual precede o desmonte dos presépios de Natal e é realizado principalmente no Maranhão e em algumas cidades de Portugal.

Praça Maria Aragão

A Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func), realizará o evento na Praça Maria Aragão, às 20h30, em comemoração ao Dia de Reis, celebrado no dia 6 de janeiro.

Para fazer a ladainha, a Func convidou a rezadeira Dona Cinoca, do bairro de Fátima. Ela conduzirá o ritual de ladainha tradicional, acompanhada por cinco músicos da banda Luz Divina.

Projeto Natal do Maranhão

Já o projeto Natal do Maranhão, com o tema “Um Natal feliz para São Luis”, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura (Secma), irá fazer a queimação também no dia 6, às 19h, no Museu Histórico e Artístico do Maranhão (MHAM), na Rua do Sol, e no sábado (7), às 18h, no Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, na Rua do Giz, 221- Centro Histórico da Praia Grande.

Além da queimação, no primeiro dia, 6, a programação conta com a apresentação do grupo Passaporte, formado por coralistas de vários grupos de canto coral de São Luís. Eles farão uma audição de pastor com encenação teatral e músicas natalinas, em louvor ao Menino Jesus exposto no presépio, no hall do Museu.

Haverá, também, ladainha cantada em latim pelo produtor cultural Sebastião Cardoso, acompanhado pelo Grupo de Câmara da Escola de Música do Estado do Maranhão (Emem), seguido do show Santas Canções, com o cantor Roberto Brandão.

No segundo dia, 7, a programação seguirá com procissão, apresentação de rezadeiras com ladainha cantada e apresentação do grupo de Reis de Maracanã, no pátio interno.

 

Participe da redação

Viu um congestionamento, um buraco na via ou tem uma dica? A redação apura.

Colabore com a redação