O Portal de notícias e conteúdo do Maranhão e da Sua Cidade. TV Cidade / Record MA.

Quilombolas de Pirapemas (MA) recebem novas ameaças de morte

Compartilhar
Quilombolas de Pirapemas (MA) recebem novas ameaças de morte

Na tarde desta terça-feira (3), quilombolas do território Aldeia Velha, zona rural de Pirapemas, Maranhão, estiveram reunidos com o delegado, Dr.Leonardo Diniz, para instauração de um Inquérito Policial para apurar os diversos crimes cometidos contra famílias quilombolas dos povoados que integram o território de Aldeia Velha, que vão desde ameaças de morte, incêndio de roças, envenenamento de água de poço, matança de animais, pistolagem e outros.

Na oportunidade, os requerentes afirmaram que sentem medo de sofrer atentado contra suas vidas ou de algum familiar e que por esse motivo não saem mais sozinhos. Em seguida, um inquérito foi instaurado. Anteriormente muitas denúncias também já tinham sido feitas pela CPT, Comissão de Direitos Humanos da OAB/MA e Anistia Internacional. A oitiva encerrou por volta das 17hs.

Denúncia

Em declaração via e-mail, a coordenação do CPT informou que, no momento em que os quilombolas estavam retornando às suas casas, um deles, identificado como João Batista, foi perseguido por dois homens em uma moto. O quilombola teve que se esconder em meio a mata para não ser executado pelos pistoleiros, que o procuraram por toda a área lançando ameaças de morte.

Após longos 20 minutos de fuga, João conseguiu chegar ao povoado de Salgado, onde comunicou todos os outros trabalhadores sobre o ocorrido. Logo em seguida o delegado, Dr. Diniz, foi comunicado pela liderança do local, Sr. José Patrício.

Outros casos

No dia 3 de dezembro de 2011, um caso envolvendo a comunidade quilombola de Salgado, zona rural de Pirapemas (MA), veio a tona. Ao todo, 18 animais pertencentes à um morador, Sr. José da Cruz, foram mortos através de envenenamento de água. O fato ocorreu dois dias após a ida do Delegado Agrário à área do conflito. Há suspeitas que o responsável envenenou a água com intuito de matar os moradores da região.

Esta não é a primeira vez que o Sr. José da Cruz sofre com um atentado. No final de agosto, um pistoleiro efetuou disparos em direção à casa do líder quilombola, matando uma porca.

Segundo informações, os responsáveis por toda essa violência são dois homens, identificados como Ivanilson Pontes de Araújo e seu pai, Moisés Araújo. Ambos travam um conflito possessório com a comunidade desde 1982.

As famílias do quilombo receberam em 2010 uma ordem de posse, porém, os mesmos continuam recebendo ameaças. 
 

Participe da redação

Viu um congestionamento, um buraco na via ou tem uma dica? A redação apura.

Colabore com a redação