Região Metropolitana de São Luís pode ganhar mais 3 municípios

A Região Metropolitana de São Luís pode contar com mais três municípios: Bacabeira, Santa Rita e Rosário. A versão final do projeto de lei foi apresentado na manhã desta terça-feira (12), pelo deputado estadual Jota Pinto (PEN), autor da proposta, ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior.
O prefeito destacou que a ampliação da região metropolitana permitirá o planejamento de políticas públicas conjuntas, trazendo benefícios nas áreas da saúde, transporte, infraestrutura urbana e outros setores. “Iremos providenciar tudo para que este processo se acelere e possamos iniciar as ações conjuntas o mais rápido possível”, acrescentou Edivaldo Holanda Júnior.
A região metropolitana, antes composta pelos municípios de São José de Ribamar, Raposa, Paço do Lumiar, Alcântara e São Luís, passará a contar com mais três municípios com a aprovação da nova lei.
Jota Pinto destacou a importância da união das prefeituras para atrair mais recursos. “Todos os municípios envolvidos poderão receber mais investimentos estaduais e federais. É fundamental que as prefeituras se unam para trabalharmos em conjunto e aumentar a qualidade de vida da população”, explicou.
Nos próximos dias, uma audiência deverá ser convocada para apresentação final do projeto ao prefeito de São Luís, presidente da Câmara e vereadores a fim de discutir a implementação da região metropolitana da capital.
Projeto
Na Assembleia Legislativa, a medida foi aprovada por unanimidade pelos deputados estaduais em sessão realizada na quarta-feira (6) para alteração da Lei Complementar. O objetivo da ampliação é desenvolver políticas públicas integradas que solucionem problemas comuns dos municípios.
O projeto de Lei Complementar estabelece a criação do Conselho de Administração e Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande São Luís (Coadegs), que será composto por autoridades dos municípios e do Estado, devendo ser instalado no prazo de 90 dias a contar da terceira aprovação da Câmara Municipal.
*As informações são da Prefeitura de São Luís
Viu um congestionamento, um buraco na via ou tem uma dica? A redação apura.
Colabore com a redação