O Portal de notícias e conteúdo do Maranhão e da Sua Cidade. TV Cidade / Record MA.

Samsung novamente envolvida em escândalo de corrupção

Compartilhar
Samsung novamente envolvida em escândalo de corrupção

Um dos chefões da Samsung está, novamente, envolvido em um escândalo de corrupção na Coreia do Sul. Jay Y. Lee, vice-presidente da divisão de eletrônicos da companhia, está sendo processado pelo governo por participar de esquemas ilegais junto à presidente do país, Park Geun-hye, e sua amiga Choi Soon-sil.

"Direi novamente a verdade nos tribunais", afirmou Lee à imprensa, acompanhado de seus advogados e de vários oficiais da Samsung. O executivo é tecnicamente o VP responsável por produtos como o Galaxy S7 e o finado Note7. Ele assumiu o cargo depois que seu pai, antes no posto, teve um ataque cardíaco, em 2014. Fora ele, dois outros executivos da empresa participaram novamente do inquérito.

Um porta-voz da procuradoria federal afirmou que muito em breve a justiça decidirá se vai ou não emitir um segundo mandado de prisão para o executivo. O primeiro, aliás, foi registrado em janeiro, e o escritório ainda está considerando se envolve quatro outros executivos da companhia no processo.

Se Lee for preso, espera-se que a unidade de eletrônicos da companhia seja mantida praticamente intacta, exceto por alguns planos estratégicos que o VP pode ter em mente, é claro. No entanto, estruturalmente, a Samsung pretende manter tudo nos trilhos, inclusive quanto a vendas e novos lançamentos.

A investigação

A Samsung é suspeita de desviar 37 milhões de dólares para organizações e negócios apoiados pela presidente coreana, em troca de apoio a uma fusão entre duas subsidiárias, que aconteceu em 2015. Além disso, a empresa também teria financiado uma carreira no hipismo para a filha de Choi, que pouco depois foi presa na Dinamarca a pedido da Coreia do Sul.

Outras empresas coreanas como LG e Hyundai estão sendo investigadas.

Canaltech.

Participe da redação

Viu um congestionamento, um buraco na via ou tem uma dica? A redação apura.

Colabore com a redação