O Portal de notícias e conteúdo do Maranhão e da Sua Cidade. TV Cidade / Record MA.

Violência doméstica: sistema facilita pedidos de medidas protetivas

Compartilhar
Novo sistema facilita pedidos de medidas protetivas por vítimas de violência doméstica
Foto: reprodução

A insegurança, o medo, as dificuldades de locomoção, a vergonha, a dependência e todos os fatores que fazem com que muitas mulheres que sofrem de violência doméstica não denunciem seus agressores já são questões conhecidas pelos profissionais que lidam com o acolhimento dessas vítimas pelas mais amplas áreas de atuação.

Na pandemia, e com seu consequente isolamento social, a situação ficou ainda mais grave. No meio do ano passado dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública já mostravam que havia um aumento do feminicídio em torno de 22,2% nos primeiros meses de quarentena, enquanto as delegacias registravam, por outro lado, uma redução de 25% das denúncias deste tipo de crime. 

Pensando nisso, a Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica (Cemulher) do TJMA, lançou, no dia 1° de dezembro, um sistema que permitirá mulheres vítimas de violência doméstica e familiar formularem perdido onlide de medida protetiva no termo judiciário de São Luís. As medidas protetivas são ordens judiciais concedidas com a finalidade de proteger uma pessoa que esteja em situação de risco, perigo ou vulnerabilidade.

Disponível no Portal do Judiciário do Maranhão, por meio do endereço eletrônico: medidasprotetivas.tjma.jus.br. A iniciativa é da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Maranhão, presidida pelo desembargador Cleones Cunha.

Vamos facilitar o acesso das mulheres vítimas de violência aos pedidos de medidas protetivas, de forma que, onde ela estiver, sem passar por uma delegacia, sem precisar presencialmente ir a uma vara judicial, possa fazer o pedido de forma online”, esclareceu.

O desembargador explicou que o serviço inicia no termo judiciário de São Luís, sendo estendido a todo o Estado em segunda fase de implantação do sistema.

Espero que seja útil para as mulheres vítimas de violência doméstica, principalmente àquelas que não podem sair de casa. Que a ferramenta possa atingir todas as mulheres que sofrem de violência e que nós possamos diminuir ou tentar amenizar essa situação de violência doméstica no Estado do Maranhão”, concluiu o desembargador.

Como funciona

Para solicitar o pedido de medida protetiva online, a mulher vítima de violência preencherá um formulário eletrônico divido em quatro etapas: qualificação da vítima, qualificação do agressor, questionário e anexos.

A mulher vítima de violência preenche um questionário com o propósito de indicar o tipo de agressão que está sofrendo, se é ameaça ou violência física, se quer uma medida de afastamento do agressor, e por último, poderá anexar documentos”, explicou o diretor de Informática do TJMA, Paulo Rocha Neto, durante a sessão.

Após finalizado o preenchimento, é cadastrado um pedido de Medida Protetiva no Sistema do Processo Judicial Eletrônico (PJE), que é automaticamente direcionado a uma vara especial de violência doméstica e familiar contra a mulher do termo judiciário de São Luís. “No futuro vamos viabilizar o atendimento a todo o Estado”, disse Paulo Rocha Neto.

A nova forma de cadastro possibilita que a pessoa que está sendo ameaçada, faça com rapidez e facilidade, um pedido de medida protetiva, apenas com acesso à internet, por meio de um celular ou computador, que será avaliado por magistrado ou magistrada de unidade judicial especializada.

Participe da redação

Viu um congestionamento, um buraco na via ou tem uma dica? A redação apura.

Colabore com a redação